Montes Claros vai comprar novos equipamentos para identificar tremores

Dois novos veículos também serão comprados para a Defesa Civil da cidade; prefeitura irá pedir ajuda ao governo federal para estruturar o município contra os tremores

iG Minas Gerais | Natália Oliveira |

No bairro Delfino Magalhães, parte do reboco de uma casa desabou
CORPO DE BOMBEIROS / DIVULGAÇÃO
No bairro Delfino Magalhães, parte do reboco de uma casa desabou

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, anunciou na manhã desta segunda-feira (7) uma série de medidas para enfrentar os efeitos dos tremores de terra na cidade. Dentre elas estão a compra de dois sismógrafos (aparelho que detecta o movimento do solo). Somente neste domingo (6) a cidade registrou cinco abalos sísmicos. O mais fortde deles chegou a 4.2 graus de intensidade  na escala Richte. Cerca de 90 mil casas ficaram sem energia.

Além da compra dos sismógrafos, durante a coletiva, o prefeito anunciou a abertura de licitação para a compra de dois novos veículos para a Defesa Civil da cidade. Ainda durante a coletiva o prefeito Muniz lamentou o mal funcionamento dos equipamentos da cidade.

“Dos doze instalados na cidade, somente três estão em funcionamento. Não podemos mais ter esta atitude pacífica, pois estudos já foram feitos pelas universidades que vieram até Montes Claros, mas nenhuma conclusão foi tirada. Vamos fazer a nossa parte com o que podemos, mas sem o apoio dos governos fica difícil. O governo Federal presta ajuda a outros países, mas para nós, que estamos dentro dos limites territoriais brasileiros, ele não estende as mãos”, afirmou o prefeito.

O prefeito anunciou ainda que deve cobrar dos ministérios da Cidade e da Integração ajuda para estruturar o município contra os tremores. A cidade tem 18 áreas de vulnerabilidade mapeadas. Os tremores registrados na última semana danificaram casas, uma delas foi interditada, deixaram uma criança levemente ferida e os serviços de telefonia ficaram sem funcionar. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave