Navios detectam sinais durante busca por avião da Malaysia Airlines

Notícia, recebida com cautela pelas autoridades que coordenam os trabalhos, trouxe dados "corrigidos", mudando o foco geográfico das buscas para mais ao sul

iG Minas Gerais | Da Redação |

This photo provided by Laurent Errera taken Dec. 26, 2011, shows the Malaysia Airlines Boeing 777-200ER that disappeared from air traffic control screens Saturday, taking off from Roissy-Charles de Gaulle Airport in France. The Malaysia Airlines Boeing 777-200 carrying 239 people lost contact with air traffic control early Saturday morning, March 8, 2014 on a flight from Kuala Lumpur to Beijing, and international aviation authorities still hadn't located the jetliner several hours later. (AP Photo/Laurent Errera)
Associated Press
This photo provided by Laurent Errera taken Dec. 26, 2011, shows the Malaysia Airlines Boeing 777-200ER that disappeared from air traffic control screens Saturday, taking off from Roissy-Charles de Gaulle Airport in France. The Malaysia Airlines Boeing 777-200 carrying 239 people lost contact with air traffic control early Saturday morning, March 8, 2014 on a flight from Kuala Lumpur to Beijing, and international aviation authorities still hadn't located the jetliner several hours later. (AP Photo/Laurent Errera)

A agência que lidera as buscas pelo voo MH370 da Malaysia Airlines informou, neste domingo, que navios chineses e australianos separadamente comunicaram a detecção de sinais de pulso que podem ter sido emitidos pela caixa-preta da aeronave desaparecida.

A notícia, recebida com cautela pelas autoridades que coordenam os trabalhos, trouxe dados de satélite "corrigidos", mudando o foco geográfico das buscas. Análises sugerem que o avião desaparecido pode ter se deslocado mais ao sul do que se pensava anteriormente.

O Centro de Coordenação de Agências Conjuntas da Austrália (Jacc em inglês) revelou que uma embarcação naval chinesa envolvida nas buscas, o Haixun 01, detectou vários "sinais acústicos" na sexta-feira e no sábado. Os sinais, que duraram por aproximadamente 90 segundos, seriam consistentes com as frequências pertencentes à caixa-preta do Boeing 777-200 desaparecido. O HMS Echo, um navio da marinha real britânica que participa das buscas no sul do Oceano Índico, e aeronaves militares foram enviados para ajudar nas investigações. A cerca de 300 milhas náuticas, um navio australiano, o Ocean Shield, captou sinais de pulso no domingo, que também estão sendo investigados. A Jacc revelou, contudo, que está tratando o relatório do Haixun 01 como mais promissor por enquanto.  Agência Estado

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