Projeto ‘corpão’ para o verão começa agora

Abril é o melhor mês para entrar na academia, começar a dieta e os tratamentos de beleza

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |

Força. Aula de ginástica na Bodytech, no Belvedere: gasto calórico costuma ser maior nos meses mais frios do ano
UARLEN VALERIO / O TEMPO
Força. Aula de ginástica na Bodytech, no Belvedere: gasto calórico costuma ser maior nos meses mais frios do ano

O verão terminou há poucos dias e muitas pessoas já estão se preparando para entrar no “modo inverno”: jantares, vinhos, filminhos com pipoca, chocolates. Porém, o que muita gente não sabe é que o “projeto verão 2014” começa agora, em abril. Ao contrário do que se vê nas academias, que enchem a partir de setembro, quem quer ficar “com tudo em cima” para o próximo verão deve começar a tomar suas providências imediatamente.

Uma primeira razão para isso é o tempo hábil para trabalhar o corpo. “Às vezes, a pessoa passa dez meses comendo de forma inadequada e sedentária e depois quer, em dois meses, emagrecer. As coisas não acontecem da noite para o dia, como mágica”, critica a educadora física Danusa Soares, professora titular de fisiologia do exercício na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “De uma perspectiva saudável, ninguém deveria emagrecer mais de 1 kg por mês, para não perder massa magra junto”, afirma. Por esse cálculo, até o início do verão, é possível perder quase 10 kg.

O raciocínio vale também para quem está magro e quer ficar mais musculoso até o fim do ano. Pensando nesses resultados a longo prazo, a administradora de empresas Annie Fraga R. Trindade, 43, se matriculou na academia no meio do mês passado.

“Eu costumava correr na rua, mas, de uns tempos para cá, comecei a me machucar muito”, conta. Para prevenir as lesões, ela agora faz um treino de musculação. Até o final do ano, quando normalmente viaja para a praia com as filhas, ela pretende ter alcançado seu objetivo de ter mais massa muscular. “Com dois meses de musculação, acho que vou conseguir ver algum resultado, mas não conseguirei chegar aonde eu quero”, diz.

Rotina. Nos meses mais frios do ano, o gasto energético costuma ser um pouco maior, pois o corpo deve se aquecer. Assim, as pessoas costumam comer mais e praticar menos atividades físicas. “Se você começa uma reeducação alimentar e atividade física agora, dá uma quebra nesse período em que estaria armazenando mais energia e já chega na reta final para o verão com uma vantagem”, incentiva Lima, personal trainer da academia Bodytech. O economista Hélio Mesquita, 46, está apostando nessa vantagem para chegar ao fim do ano com um corpo mais sarado. Em 2013, ele emagreceu cerca de 12 kg. “Este ano, entrei para a academia para ganhar massa muscular”, conta.

Matriculado desde janeiro, ele relata já sentir melhoras em diversos aspectos da vida. “Tenho mais disposição, durmo melhor e tenho uma sensação de dever cumprido por estar conseguindo realizar um objetivo”. Mesquita afirma que, mais que um “projeto verão”, ele está fazendo uma mudança para a vida. “Comecei a correr atrás para melhorar a saúde”.

Beleza. Abril também é o mês ideal para quem vai fazer tratamentos estéticos. Com o fim do verão, ficamos menos expostos à radiação solar, o que é benéfico para uma série de procedimentos. “Agora é a hora de começar tratamentos para estrias, manchas e também a depilação a laser”, recomenda a dermatologista Rosana Brandão de Brito.

Seguindo essas orientações, a médica Jacqueline Faria, 28, começou a fazer o clareamento de manchas no rosto e o tratamento de estrias no bumbum. “Também estou tomando vitaminas para melhorar o colágeno, crescimento e fortalecimento dos cabelos e para ajudar no bronzeado. Em outubro vou para o Caribe, então quero estar com tudo em cima”, revela a moça.

Além da busca pelo corpão de verão no fim de 2014, o projeto verão pode ser o começo de uma vida nova, em que atividade física, boa alimentação e beleza façam parte do dia a dia. Afinal, quando termina um verão, já é hora de começar a se cuidar para o próximo.

Para “secar” gordurinhas

Para quem está gordinho e quer emagrecer até o fim do ano, o personal trainer Alexandre Lima recomenda começar com treinos aeróbicos e de força intensos.“Com os treinos aeróbicos, buscamos deixar a pessoa com um percentual de gordura mais baixo, e os treinos de força evitam que ela perca muita massa muscular”, afirma. Quando o objetivo está próximo, Lima aumenta os treinos de força e até pode diminuir o aeróbico. Com uma dieta balanceada, é possível ganhar massa muscular sem aumentar o percentual de gordura corporal e chegar sarado ao verão.  

Para ficar “sarado”

Aos alunos que estão magros e querem aumentar sua massa muscular, o personal trainer Alexandre Lima costuma recomendar um treino de força intenso, com pouco treino aeróbico. “Junto com uma dieta hipercalórica, a pessoa terá um ganho de massa magra e também um pouco de gordura”, diz. Cerca de três meses antes do verão, ele faz uma inversão dos treinos. “Nessa hora, já se espera que o aluno esteja com mais massa muscular do que gostaria. Aí, o nutricionista elabora uma dieta mais restritiva, e o aluno perde a gordura ganha no início”, explica o treinador. 

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