Bope faz atividade contra sedentarismo

Batalhão da polícia do Rio promove corrida no bairro Mangabeiras

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |

Belo Horizonte recebeu ontem a visita de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Rio de Janeiro. Em vez de criminosos, foi outro vilão que eles vieram combater: o sedentarismo.

Dois integrantes da tropa de elite vieram à capital para coordenar o “Treinão de Elite”, evento que reuniu um grupo de atletas amadores em um percurso de 7 km pelo bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital. O objetivo do projeto foi incentivar a prática de atividade física e ressaltar os benefícios da corrida e da caminhada. “Muita gente arruma desculpa para não fazer uma atividade física, então, nós estamos aqui como exemplo para vocês. Nós saímos de 36 horas dentro de uma favela, colocamos o tênis e vamos treinar”, contaram os policiais visitantes. E completaram: “arrumem desculpa para os outros, não para vocês”.

Os atletas saíram de um ponto de encontro na avenida Bandeirantes, seguiram até o parque JK e, de lá, para a praça do Papa. Nas praças pelo caminho, intervenções dos policiais com exercícios como flexões de braço e abdominais deram aos corredores uma oportunidade de provar como é o treino militar.

Humor. “O tempo todo, o pessoal do Bope nos acompanhou com o megafone, brincado e animado o pessoal. Diziam frases de efeito e nos faziam cantar como se estivéssemos em um quartel, tudo com muito bom humor”, conta o empresário Marcelo Graciano, 32, que participou do treinamento.

Os participantes receberam café da manhã antes e depois do treino, com alimentos nutritivos e balanceados. Graciano, que costuma participar de provas de corrida, aprovou a iniciativa. “Mesmo sendo gratuito valeu muito mais a pena do que muitos pagos que já participei”, elogia.

Ele ainda se disse surpreso com a estrutura oferecida pelo evento, que ofereceu aos participantes a possibilidade de provar diferentes modelos de tênis no treino. “Eu com certeza estarei em todos os outros”, garante Graciano.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave