Brasileiras vencem competição de vela na Espanha

Dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze conquistou o título do Troféu Princesa Sofia, quarta e principal etapa da Copa do Mundo de Vela

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste sábado o título do Troféu Princesa Sofia, quarta e principal etapa da Copa do Mundo de Vela, na classe 49erFX, realizada em Palma de Maiorca, na Espanha, confirmando a condição de líderes do ranking mundial.

Martine e Kahena assumiram a liderança da competição logo no primeiro dia e concluíram a disputa neste sábado, com 60 pontos perdidos. A medalha de prata foi conquistada pelas dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, com 67 pontos, enquanto o bronze foi para as britânicas Charlotte Dobson e Sophie Ainsuworth, com 91 pontos.

Nas três regatas realizadas neste sábado, que teve a participação dos dez barcos mais bem colocados, Martine e Kahena ficaram em quinto, terceiro e sétimo lugar, resultados suficientes para que elas conquistassem o título do Troféu Princesa Sofia.

 

Scheidt

Já Robert Scheidt concluiu a sua participação em Palma de Maiorca na nona colocação na classe Laser. Neste sábado, o brasileiro ficou em quinto lugar na medal race. O vencedor da regata final e campeão da disputa foi o australiano Tom Burton.

Campeão em 2007 e 2010 na classe Star do Troféu Princesa Sofia, ao lado de Bruno Prada, Scheidt lamentou os erros cometidos na última sexta-feira, que o tiraram da disputa pelo título após liderar boa parte da competição em Palma de Maiorca.

"Foi um campeonato de altos e baixos para mim. Tive um desempenho muito bom até o penúltimo dia, conseguindo até uma certa folga na liderança. Mas as duas saídas escapadas e um mau resultado na sexta-feira tiraram minhas chances no evento", analisou Scheidt.

 

Outras Classes

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan chegaram à Medal Race na classe 470 em quarto lugar e mantiveram a posição após ficarem na sétima colocação na regata deste sábado. Renata Decnop e Isabel Swan também avançaram à regata da medalha e terminaram a disputa em décimo lugar na mesma categoria.

Líder do ranking mundial na classe RS:X, Bimba avançou à Medal Race como nono colocado sem chances de conquistar medalha. Neste sábado, ele ficou em segundo lugar na regata decisiva, concluindo a disputa na sétima colocação.