Sem ‘brigar’ com os tons da natureza

Arquiteto pernambucano concebe surpreendente design autoral

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Troncos sustentam prédio principal do Kenoa
Rogério Maranhão/divulgação
Troncos sustentam prédio principal do Kenoa

O arquiteto e designer Osvaldo Tenório projetou um resort com DNA próprio, inspirado nas formas da natureza e em sua matéria-prima: madeira, piaçava, troncos, plantas, alternados com inhames (pedras estruturais utilizadas na decoração). Também usa soluções sustentáveis, como garrafas recicladas, madeira recuperada e LED no projeto de iluminação, além da ausência de vernizes e paredes pintadas.

“Sou um designer de ambientes que introduz elementos sustentáveis na arquitetura moderna”, afirma Tenório. No Kenoa, acrescenta ele, o projeto é coadjuvante da natureza e do entorno. Por esse motivo, os tons pastéis prevalecem nos ambientes para não “brigar” com as cores da paisagem. “Não quis roubar para o projeto as cores do mar e da natureza”, comenta.

Banheiro

A concepção do resort surpreende o hóspede em cada detalhe. Os elementos de decoração, por exemplo, estão carregados de identidade. É o caso do banheiro, onde o chuveiro é uma extensão da madeira; a pia, de pedra; a torneira, um cano; a perede, uma textura que lembra moradias primitivas. Um jardim com claraboia serve como respiro para o ambiente e aproveita a luz natural, permitindo que a delineiem as sombras no ambiente.

Assim como o chuveiro que “nasce” da madeira, o candelabro aproveita os contornos retorcidos do tronco; as peças indígenas e obras de arte talhadas na madeira se espalham pelos espaços.

O proprietário Pedro Marques define essa arquitetura rústica com toque de design de “eco chic design”. É tudo simples, porém de delicada sofisticação, um requinte que não se traduz em luxo apenas, mas está carregado de significados, como respeito à natureza e à privacidade. O silêncio pontua todos os ambientes.

 

Os detalhes

Banheiro: No Kenoa, madeira de demolição e a pedra de inhame têm o seu espaço

Restaurante: O candelabro de tronco retorcido é um dos muitos detalhes da decoração

Matéria-prima: Jarros de barro e esculturas de madeira se espalham pelos ambientes

Primitivo: Peças indígenas e obras de artistas locais conferem toque regional à decoração

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave