Canadá visita UFJF de olho nas Olimpíadas Rio-16

Delegação se interessou nas instalações e parceria entre as duas partes deve ser oficializada em breve

iG Minas Gerais | DÉBORA FERREIRA |

Reitor Henrique Duque recebe Peter Eriksson ao lado do chefe de Gabinete, Renato Miranda, do vice-reitor José Luiz Rezende, do diretor da Faefid, Maurício Bara e do atleta Toninho Buda
Twin Alvarenga/ UFJF
Reitor Henrique Duque recebe Peter Eriksson ao lado do chefe de Gabinete, Renato Miranda, do vice-reitor José Luiz Rezende, do diretor da Faefid, Maurício Bara e do atleta Toninho Buda

Depois de a delegação britânica escolher Belo Horizonte como sede de treinos para as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, os canadenses também começam a planejar uma hospedagem mineira. Nesta semana, o treinador Peter Eriksson visitou as instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e praticamente cravou a estadia no local: “Se nós não viermos para cá, então nós não viremos ao Brasil", disse ele.

Na passagem do Canadá pela Zona da Mata, chamou a atenção as instalações da Faculdade de Educação Física e as de fisioterapia. “Para nós, é importante encontrar um ambiente onde possamos treinar, ter facilidade de acesso e as acomodações necessárias. Aqui temos tudo do que precisamos”, afirmou Eriksson.

De acordo com o treinador, a delegação é composta de 60 atletas olímpicos e mais 35 a 40 paralímpicos. Além de elogiar o clima da cidade, foi levado em conta a proximidade com o Rio de Janeiro. Peter ainda revelou que a UFJF foi recomendação de Joaquim Cruz, campeão olímpico nas Olimpíadas de Los Angeles e medalhista de prata em Seul.

A parceria entre os canadenses e a UFJF ainda não foi oficializada, mas a expectativa dos mineiros já é bastante otimista. “A presença dessa seleção não é só uma conquista para a gente, mas também para a cidade, afirmou Henrique Duque, reitor da Universidade.