Lacerda desiste de candidatura ao governo e continua na prefeitura

Em uma carta divulgada pelo partido, o prefeito diz que ainda há muito o que fazer a agradece aos cidadãos de Belo Horizonte pela confiança depositada

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

A ideia é reunir, em um mesmo local, secretarias, autarquias e empresas públicas
ANGELO PETTINATI
A ideia é reunir, em um mesmo local, secretarias, autarquias e empresas públicas

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, que estava na iminência de deixar a prefeitura para se candidatar ao governo do Estado, anunciou nesta sexta-feira (4) que não deixará o cargo. Nos bastidores, a recusa teria se dado porque ele só aceitaria a candidatura ao governo se o PSDB abrisse mão do nome do ex-ministro e ex-prefeito da capital Pimenta da Veiga. 

Em uma carta divulgada pela assessoria do partido de Lacerda, o PSB, o prefeito faz uma breve trajetória de seu mandato e agradece aos belo-horizontinos pela confiança depositada em sua gestão.  Além disso, ele diz estar em um bom lugar nas pesquisas de opinião, o que faz com que acredite que o trabalho realizado na prefeitura tem sido satisfatório.

Como méritos de sua gestão, ele também cita o processo de implantação do Move, a construção do Hospital Metropolitano do Barreiro e a despoluição da Pampulha, que não tem previsão de quando irá ocorrer. A famigerada expansão do metrô também entra na lista do prefeito que, mais uma vez, afirmou que em breve será lançada a licitação para a sua realização. "Os recursos já estão garantidos", salienta.

Confira a carta de Lacerda, que finaliza confirmando que ficará na prefeitura até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2013: 

"Nas eleições de 2008, apresentei aos cidadãos de Belo Horizonte minha história e  o desejo de levar para a Prefeitura de Belo Horizonte a minha experiência. Tive, naquela oportunidade, a honra de receber a confiança dos belo-horizontinos para assumir a missão de prefeito da nossa capital.

Em 2012, quando decidi disputar a reeleição, estava consciente de que havíamos avançado muito,  mas ao mesmo tempo sabíamos que ainda havia muito a fazer. Fui honrado novamente com a confiança da população, sendo reeleito no primeiro turno.

Ao longo destes últimos cinco anos e três meses, continuo acreditando que a única maneira de melhorarmos a vida das pessoas é através do trabalho e da união de pessoas honestas, competentes e dedicadas, ouvindo a população, planejando o futuro e transformando o presente.

E é como temos trabalhado. É o que nos faz acordar com entusiasmo e o que nos move cada dia. Esta mensagem tem um grande objetivo: agradecer.

Agradecer aos cidadãos de Belo Horizonte, pela confiança em mim depositada, o que muito me honra e que faz de mim um homem público com a consciência absolutamente tranquila de que estamos procurando fazer o melhor pela nossa cidade.

Ao Governador Antônio Anastasia, pela parceria de toda hora em favor de inúmeros benefícios para a nossa cidade e a nossa gente.

Ao Senador Aécio Neves, por, ao lado do ex-Prefeito Fernando Pimentel, ter plantado a semente que proporciona estarmos dedicando nossas vidas a Belo Horizonte.

Ao Governo Federal, por reconhecer que Belo Horizonte pauta sua administração por práticas inovadoras e eficientes. Em inúmeras oportunidades, o Governo Federal coloca a capital mineira como exemplo de políticas públicas, projetos, ações e programas que são exemplo para o país e o mundo.

Aos servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, que dividem comigo a imensa responsabilidade de trabalhar diariamente para uma cidade melhor, cada vez mais participativa e com mais qualidade de vida para as pessoas.

Aos vereadores da Câmara Municipal, por exercerem seu papel propositivo, questionador e fiscalizador, fundamental à democracia e ao desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte.

Aos partidos e agentes políticos, por serem parceiros da nossa capital e lutarem para avançarmos nas conquistas em favor do nosso povo.

Às lideranças de movimentos sociais, por sempre iluminarem o caminho aonde nossos olhos às vezes não alcançam. Belo Horizonte é uma cidade de pessoas iluminadas.

Às lideranças empresariais, por compreenderem nosso desejo de tornar Belo Horizonte cada vez mais uma cidade pulsante e atrativa, referência de empreendedorismo, produtividade e avanços no planejamento urbano.

À classe cultural, por participar ativamente da definitiva consolidação de Belo Horizonte como referência no setor. Belo Horizonte é a cidade onde a cultura ganha vida.

Aos ambientalistas, por nos demonstrarem que o caminho do desenvolvimento, quando cultivado em sinergia com o meio ambiente, é ainda mais promissor.

Agradeço, enfim, a todos os segmentos que contribuem ativamente para os permanentes avanços que estão acontecendo em nossa capital.

Hoje, às vésperas de mais um processo eleitoral, é motivo de muito orgulho ser lembrado por tantos e tão importantes líderes políticos do nosso estado como uma alternativa à sucessão do governador Antonio Anastasia.

E mais honroso ainda saber que ocupo um bom lugar nas pesquisas de opinião, permitindo supor que o trabalho que temos realizado na Prefeitura de Belo Horizonte, além de ser bem recebido pela população da capital, encontra ressonância também nas cidades do interior do Estado.

Agradeço a todos, em especial aos militantes do meu partido, o PSB, que nos incentivaram e estimularam a assumir o desafio de uma candidatura ao governo do Estado.

No entanto, esse reconhecimento, da mesma maneira que me deixa honrado, também me chama ao dever. Quando decidi disputar a reeleição em 2012, o fiz pela convicção de que quatro anos seria um tempo curto demais para concluir o trabalho que me propus a realizar. Como disse anteriormente, muito já havia sido feito. Mas muito ainda há por fazer.

Fui antecedido por grandes homens públicos na Prefeitura de Belo Horizonte, dos quais destaco Célio de Castro, o primeiro prefeito do meu partido, o PSB. Tenho procurado dar continuidade ao legado desses líderes, mas tenho buscado principalmente ampliar, aprofundar e melhorar o que fizeram. Conjugando tudo isso com inovações e planejamento de longo prazo.

Hoje, podemos dizer com certeza que Belo Horizonte tem a melhor Educação Infantil e uma das melhores escolas de ensino fundamental do país.  E o nosso desafio é avançar ainda mais rumo a uma escola pública de qualidade e acessível para todos.

Estamos em pleno processo de implantação de um novo sistema de transporte coletivo na cidade. O Move, que com certeza vai melhorar o transporte e a qualidade de vida  das pessoas. Em breve, lançaremos também o processo de licitação para a modernização e a expansão do nosso metrô. Os recursos já estão garantidos.

Estamos promovendo também grandes transformações na área da saúde, das quais destaco a construção do Hospital Metropolitano do Barreiro, que já deverá estar funcionando a partir do próximo ano. Já estão em obras quatro Unidades de Pronto Atendimento e a nossa meta é chegar até 2016 com sete concluídas.

Por outro lado, a tão sonhada despoluição da Pampulha já está acontecendo. Em parceria com os governos estadual e federal vamos colocar no patamar que merece o principal cartão postal de Belo Horizonte. Ainda temos em andamento mais de 200 intervenções em todos os setores e regiões da cidade. Obras que vão trazer melhorias concretas para as pessoas.

A Prestação de Contas que fizemos na última quarta-feira na Câmara Municipal mostra o quanto Belo Horizonte está melhorando e evoluindo. Sempre reconhecendo, é claro, que ainda existem muitos problemas e desafios a enfrentar. Ao lado do nosso povo participativo e inovador.

Entendo que transformações com essa profundidade exigem mais tempo e dedicação. Como já afirmei antes, fico muito honrado com a lembrança do meu nome como um possível candidato ao Governo do Estado. Mas tenho um compromisso com a população da minha cidade, sobretudo com aquelas pessoas que mais precisam da ação do poder público municipal.

Sou mineiro, me orgulho disso e sei que devo muito ao meu Estado. Mas, nesse momento, a melhor maneira de contribuir com Minas é honrar o meu compromisso com o povo de Belo Horizonte.

Contem comigo como Prefeito de Belo Horizonte até 31 de Dezembro de 2016, para, ao lado de cada um de vocês, construirmos a BH que todos queremos.

Aproveito a oportunidade para convidar todos os cidadãos de Belo Horizonte para seguirmos sonhando juntos o sonho de tornar Belo Horizonte a melhor cidade do Brasil. É um desafio. E a nossa história demonstra que o mineiro não foge à luta.

Neste momento, além de cumprir a honrosa missão de ser o prefeito de Belo Horizonte, vou dedicar meus esforços para que o meu partido, o PSB, esteja, nas próximas eleições, unido em torno de um projeto que continue e aprofunde as conquistas que Minas Gerais tem alcançado ao longo dos últimos anos."

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave