Tchecos abrem 2 a 0 sobre o Japão nas quartas da Davis

Radek Stepanek e Lukas Rosol venceram os dois jogos de simples disputados no Ariake Coliseum, em Tóquio

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Atual bicampeã da Copa Davis, a República Tcheca teve um início perfeito no confronto com o Japão, pelas quartas de final do Grupo Mundial. Nesta sexta-feira, Radek Stepanek e Lukas Rosol venceram os dois jogos de simples disputados no Ariake Coliseum, em Tóquio, encaminhando a classificação às semifinais da competição.

No primeiro jogo do dia, Stepanek, número 47 do mundo, derrotou o japonês Tatsuma Ito, 146º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 7/6 (7/5), 6/1 e 7/5, em uma batalha que durou 3 horas e 53 minutos.

O outro jogo da sexta-feira foi ainda mais equilibrado, mas novamente acabou sendo vencido pelos tchecos. Dessa vez, Rosol, o número 40 do mundo, superou o japonês Taro Daniel, 190º colocado no ranking, por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6/4, 3/6, 4/6 e 6/2, em 3 horas e 12 minutos.

Assim, a República Tcheca abriu 2 a 0 no duelo com o Japão, disputado em quadra dura e coberta, mesmo sem contar com Tomas Berdych, o seu principal jogador e quinto colocado no ranking. Os japoneses, porém, também sofrem com a ausência do seu melhor tenista, Kei Nishikori, número 18 do mundo.

Os tchecos, portanto, precisam de apenas mais uma vitória para se garantirem nas semifinais da Copa Davis, enquanto os japoneses terão que vencer os três jogos restantes. O duelo prossegue neste sábado com a partida de duplas. Stepanek e Jiri Vesely vão encarar Ito e Yasutaka Uchiyama.

Leia tudo sobre: tchecosbemdaviscopajapaotenis