Com exonerações, prefeito se livra do vice e cria o ‘C4’

Prefeitura passou a ser dividida entre os irmãos Pedrosa conforme o orçamento de cada pasta; decisões sobre licitações e contratos são tomadas em reuniões de família

iG Minas Gerais | Da Redação |

Carlaile Pedrosa (PSDB), com as exonerações desta semana, decidiu afastar seu vice, Waldir Teixeira (PV), de todas as decisões da prefeitura
JOÃO LÊUS/ARQUIVO
Carlaile Pedrosa (PSDB), com as exonerações desta semana, decidiu afastar seu vice, Waldir Teixeira (PV), de todas as decisões da prefeitura

O prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) deu sinais de querer exercer o mandato com plena autonomia e deixar para o seu filho, Carlaile Antônio, o Tatau, a sua herança, elegendo-o deputado federal e representante da família no cenário político municipal e estadual. Talvez por isso ele tenha provocado a ruptura com o Partido Verde e arquitetado um plano de enfraquecimento de eventuais concorrentes para as eleições deste ano.

A pasta do Trabalho e Renda, por exemplo, entregue a Marilene Veneroso, esposa de Rômulo Veneroso, que pretende concorrer a uma vaga na Câmara Federal, foi rebaixada de secretaria para superintendência, comprometendo a autonomia do órgão.

Por outro lado, grandes concessões foram feitas a Léo Contador (DEM), que, antes de ser exonerado por causa de denúncias de corrupção, era um dos poucos secretários que conseguia despachar diariamente com Carlaile em seu gabinete.

Léo tinha a atenção porque era um dos escalados por Carlaile para articular abertamente a campanha de Carlaile Antônio e torná-la viável. Porém, internamente, devido à insatisfação de partidos aliados, dentre eles o PV e o PHS, a situação começou a ficar crítica.

O próprio vice-prefeito, Waldir Teixeira (PV), alega que teve seu trabalho cerceado na prefeitura. Segundo ele, por mais de uma vez, foi lhe negado até mesmo um gabinete para que ele pudesse despachar. Nesta semana, o desejo de Carlaile de se livrar do vice foi realizado, pelo menos do ponto de vista administrativo. Teixeira foi exonerado após o próprio Carlaile ter lhe atribuído um tentativa de “golpe”.

Carlaile já convidou o comerciante e dono do depósito de construção Geraldo Magela, o Dinho do PTB, que, em 2013, ocupou a Secretaria de Governo, para o lugar antes ocupado por Waldir.

Gilmar Mascarenhas, que ocupava a Secretaria de Finanças, Planejamento e Gestão (Sefplag), também foi exonerado. A servidora Vânia Estevão assumiu a pasta. Para Osvander Valadão, presidente do PV e ex-aliado, “a retirada de nomes que fizeram parte do grupo político que deu a Carlaile a maior vitória de um candidato do PSDB sobre um do PT de todo o país teve o objetivo de garantir a dominação da família Pedrosa na prefeitura”.

Dominação

Carlaile e os irmãos Cleide, Cleanto e Ciro Pedrosa, batizados de “C4”, agora dividem a prefeitura com sua indicações. Ligados a Ciro estão os secretários de Obras, Hélder Pacielli; o superintendente de Habitação, Alex Couto, e superintendente de Regionais, Enivaldo Celestino, o Jiboia. Juntos, eles controlam mais de R$ 216 milhões (o terceiro maior orçamento depois de Saúde e Educação).

Ciro também teria ingerência sobre o secretário de Administração, Wagner Lara, e sobre o presidente da Transbetim, Gilvaldo Vansconcelos. Frequentemente, eles se reúnem na sede da empresa de Ciro Pedrosa, de onde sairiam as definições de licitações e contratações.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenada por Luciano Flório da Silveira, está submetida a Cleide Pedrosa. Ex-presidente do extinto Ippub, ainda mantém a influência na liberação de alvarás ambientais e aprovação de projetos de magnitude. Também controla a coleta de lixo e a manutenção de parques e jardins, um dos contratos mais caros de toda a prefeitura.

Hoje, Cleanto Pedrosa, ex-secretário de MDC e um dos responsáveis pela criação do Ippub, órgão acusado de uma série de irregularidades, como projetos de obras superfaturadas e cobranças exageradas de fiscalizações, além de contratação irregular de mão de obra através de consultorias e de perdas de contrapartidas sociais e ambientais nos grandes empreendimentos do município é o responsável pela coordenação das secretarias de Governo e de Gabinete.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave