História da Alemanha na tela

Sesc Palladium promove mostra gratuita de filmes alemães

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

“Quatro Dias em Maio” é um dos filmes da programação da mostra
ATALANTA DISTRIBUIÇÃO
“Quatro Dias em Maio” é um dos filmes da programação da mostra

Um dos lugares mais vibrantes e interessantes do mundo, Berlim foi palco histórico de vários momentos emblemáticos do século XX. Foi lá que Hitler finalmente perdeu a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a cidade foi símbolo da Guerra Fria, porque dividia o mundo em Oriental e Ocidental. Capitalistas a Oeste e socialistas a Leste. O Check Point Charlie (base militar entre os dois lados) e diversos monumentos guardam a memória da cidade.

Tanta história não poderia ser ignorada pelos artistas. O Sesc Palladium promove, a partir de hoje, programação especial com filmes produzidos na cidade entre 1997 e 2011. “O que une esses filmes certamente são suas temáticas sociais. Veremos filmes que se relacionam com os anos que se seguem à Segunda Guerra, assim como outros que tratam da migração, da capital dividida em dois etc.”, garante o analista em cultura e artem Minas Gerais, Fábio Belotte. do Sesc e

Em meio à mostra de dez filmes, que é organizada em parceira com o Goethe-Institut, a programação terá espaço para debates e oficinas. Uma das atrações é a vinda da diretora Yasemin Sandereli, que assina o filme “Bem-Vindo a Berlim”, de 2011.

De acordo com o analista, esse filme se diferencia dos demais por conta de um ponto de vista particular. “A Yasemin mostra a vida dos turcos que foram morar e trabalhar, na Alemanha, a partir da década de 1940. Eu assisti ao filme e vi nele traços autobiográficos muito fortes”, garante Belotte.

A diretora se encontrará com o público em duas ocasiões. Hoje, irá falar sobre seu processo de criação; e amanhã, após a exibição de seu filme, falará sobre a produção do cinema alemão atual. Ela irá relatar ao público sua experiência em roteirizar e dirigir filmes no contexto da Alemanha pós-unificação. Yasemin estudou na Escola de Ensino Superior para Televisão e Cinema em Munique. Desde 1994, ela trabalhou em diversos comerciais, seriados de televisão e produções internacionais de cinema.

Na programação, estão filmes famosos como “Adeus, Lênin”, que revelou o ator Daniel Bruhl, de 2003. E outros como “Yella” e “A Vida é um Canteiro de Obras”.

De hoje a segunda-feira, o curso Cinema e Literatura em Diálogo no Contexto Alemão Contemporâneo será oferecido também gratuitamente. Os filmes da mostra servirão de ponto de partida para os encontros, que acontecerão entre 14h e 19h.

Agenda O quê. Mostra de Cinema Alemão.

Quando. De hoje até 13 de Abril. Hoje, palestra com Yasemin Sandereli, às 19h30

Onde. Cine Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)

Quanto. Gratuito

Programação. www.sescmg.com.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave