Competição de Stand Up Paddle confirma evolução do esporte em Minas

Modalidade consiste em remar em cima de uma prancha em determina distância; Lagoa dos Ingleses favorece introdução ao esporte

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Hobbie transformou Johnny em instrutor e atleta
DUDU MACEDO
Hobbie transformou Johnny em instrutor e atleta

Minas Gerais confirma sua fama de ser um dos estados que mais consome produtos relacionados ao mar. Neste domingo, a Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana, recebe o primeiro campeonato de Stand Up Paddle (SUP), modalidade onde o participante precisa remar, por determinada distância, em cima de uma prancha. A organização é da escola que dá aulas do esporte no local com apoio da Cultura Inglesa. O SUP vem ganhando grande projeção em vários locais do país, principalmente em cidades litorâneas, onde o acesso às áreas onde a prática é maior.

"Temos interesse em apoiar coisas novas e o SUP é uma delas. É um esporte possível de ser praticado por pessoas de qualquer idade e une família, esporte e natureza. O empresário brasileiro precisa mudar um pouco a cabeça de que é preciso investir somente no futebol. Temos várias opções interessantes por aí, com boa chance de retorno", indica Giuliano Laucas, diretor superintendente da escola de idiomas. "É um esporte de você contra você mesmo. Depois que se pega o jeito, é possível ir longe e alcançar novos níveis. Na lagoa é bem menos complicado que em mar aberto. Qualquer um pode fazer", garante.

Quem comanda a modalidade na Lagoa dos Ingleses é o professor Johnny Aggrada, que desempenha a função de atleta e instrutor. Depois de começar a praticar a modalidade como hobbie, por conta própria, ele começou a levar alguns amigos e o interesse, desde então, só aumentou. "Muita gente começou a me cobrar, perguntando quando eles me acompanhariam na prática. Quando vi, minha escola estava montada", lembra.

No evento, quatro categorias (masculino, feminino, duplas e trios) estarão representadas. No masculino e feminino, a distância será de 2km (1km para ir, 1km para voltar). Nas duplas e trios, o percurso será de 1km por pessoa (500m de ida, 500m na volta).

O torneio serve mais para incentivar e disseminar a prática do que como forma de competição. Todos os participantes vão ganhar medalhas e quem chegar entre os cinco primeiros colocados serão agraciados com troféus. "O clima será mais de diversão do que de disputa. Vamos ceder o material e os interessados precisam pagar apenas a inscrição", mostra Johnny.

A Lagoa dos Ingleses é considerado um local propício para a prática do SUP por ter uma superfície lisa e sem ondas. "Ali não tem muita ondulação e isso facilita, principalmente para os principiantes. O primeiro contato será facilitado e, quem sabe, novos passos poderão ser dados no mar, onde o nível é outro, mas possível de ser realizado", comenta o instrutor.

Serviço

Campeonato de Stand Up Paddle (SUP) Dia 6/04/2014, entre 7h30 e 17h Inscrições: R$80 até sábado. R$ 10 para entrar Contato: supbh@life.com ou (31) 9780-1980