Fifa assume Mineirão em 22 de maio e Cruzeiro pegará Sport no Gigante

Havia a dúvida em relação a data em que a entidade máxima do futebol "fecharia" o estádio por causa da Copa do Mundo

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

Depois de cumprir suspensão na estreia, Cruzeiro volta ao Mineirão na quinta e sexta rodadas antes da paralisação para a Copa
Lúcia Sebe/Imprensa MG
Depois de cumprir suspensão na estreia, Cruzeiro volta ao Mineirão na quinta e sexta rodadas antes da paralisação para a Copa

O Cruzeiro poderá fazer dois jogos no Mineirão – contra Coritiba e Sport – antes da entrega do estádio para a Fifa. Nesta quarta-feira, o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, esclareceu que a arena passará às mãos da Fifa apenas no dia 22 de maio, cumprindo a determinação de 15 dias úteis anteriores ao primeiro jogo no estádio.

Colômbia e Grécia se enfrentam no dia 14 de junho. Assim, a partida entre Cruzeiro e Sport, que acontece no dia 21 de maio, pode ser jogada no Gigante da Pampulha. O intervalo de tempo entre esses dois jogos é de 17 dias porque considera feriados no Brasil e na Suíça (sede da Fifa).

Antes da parada para a Copa, a equipe celeste tem quatro jogos como mandante. O jogo da segunda rodada, contra o São Paulo, dia 27 de abril, será no Parque do Sabiá, em Uberlândia, porque o clube cumpre a última punição pelos incidentes no clássico contra o Atlético no ano passado.

O jogo da quinta rodada, contra o Coritiba, dia 17 de maio, ainda será no Mineirão, já que a data está fora do período Fifa. Apenas a partida contra o Flamengo, dia 1° de junho, precisará ser marcado para outro estádio. A diretoria ainda não definiu a cidade, que pode ser em Varginha, Ipatinga, Uberlândia ou Muriaé.

A regra também vale para o estádio Independência, que ficará a disposição da Fifa a partir do dia 22 de maio por ser um Centro Oficial de Treinamento (COT). Assim, o Atlético não poderá enfrentar Criciúma (7ª rodada, dia 24 de maio) e Fluminense (8ª rodada, dia 28 de maio). O clássico Atlético e Cruzeiro, dia 11 de maio, está fora do período Fifa e será jogado normalmente no estádio do Horto.

Jogos do Cruzeiro como mandante até a parada para a Copa

27/4 – 2ª rodada – Cruzeiro x São Paulo – Parque do Sabia, em Uberlândia

17/5 – 5ª rodada – Cruzeiro x Coritiba – Mineirão

21/5 – 6ª rodada – Cruzeiro x Sport – Mineirão

1/6 – 9ª rodada – Cruzeiro x Flamengo – Indefinido