Copa Levorin será sede de etapa mundial da categoria Júnior

Competição foi premiada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e deve receber ainda mais atletas estrangeiros

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Jovens pilotos são esperados na histórica São João del-Rei
Bruno Senna
Jovens pilotos são esperados na histórica São João del-Rei

Considerada uma das principais prova do mountain bike brasileiro, a Copa Levorin terá um importante evento na sua segunda etapa, programada para acontecer entre os dias 17 e 18 de maio em São João del-Rei. O evento será sede de etapa da UCI Junior Series XCO, competição internacional de Cross Country Olímpico, com atletas de 17 e 18 anos, com aval da União Ciclística Internacional (UCI).

O crescimento e a consolidação da Copa Levorin contribuiu para que a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) não tivesse dúvidas para encaixar a etapa dentro do evento.

"Primeiro, apareceu a oportunidade de organizar o evento no Brasil. Comprometida com o desenvolvimento das categorias de base de todas as nossas modalidades, a CBC resolveu abraçar o projeto e realizá-lo pela primeira vez, fomentando a categoria Junior, uma das principais da base do mountain bike. A escolha da Copa Levorin foi feita por tratar-se de uma competição conceituada dentro do nosso calendário, com uma estrutura adequada às pretensões da CBC", destaca o presidente da entidade, José Luiz Vasconcellos.

A organização agradeceu o reconhecimento e espera dar retorno à altura esperada.

"Foi uma honra sermos escolhidos pela CBC para organizar a prova em São João del-Rei. Será uma grande responsabilidade e trabalharemos seriamente para que tudo dê certo. O evento vai valorizar muito a categoria Junior, a principal da base e último degrau antes da chegada à Superelite. Apesar da novidade com a UCI Junior Series, temos uma longa parceria com a Confederação, que em outras oportunidades nos permitiu organizar seletivas para Pan-Americano, Olimpíadas e outros campeonatos que reforçam nossa experiência", comenta Rogério Bernardes, organizador da prova brasileira.

Os participantes da categoria poderão ser os novos representantes do Brasil nos próximos Jogos Olímpicos, em 2020 e 2024. A presença destes atletas em São João del-Rei certamente irá contribuir para a evolução de futuros talentos dos pedais.

O calendário da UCI Junior conta com 17 provas, sendo quatro na América do Sul. A primeira etapa já aconteceu em fevereiro, na Australia. A expectativa é que ainda mais atletas de fora estejam presentes na competição.

A pontuação para o ranking desta categoria é diferenciada e leva em conta proposta da UCI de fomentar ao máximo os participantes que estão próximos da elite. Os 20 primeiros atletas da categoria pontuam no ranking mundial.