Porto Seguro abrirá mais 14 unidades de atendimento

Companhia tem seis escritórios em Minas Gerais e investiu em nova sede de sete andares em BH

iG Minas Gerais | Helenice Laguardia |

Percepções. Cristiano Maschio, na nova sede da Porto Seguro em BH, diz que o Estado é lindo e acolhedor e que já está falando “uai” e “sô”
Elcio Paraiso / Porto Seguro
Percepções. Cristiano Maschio, na nova sede da Porto Seguro em BH, diz que o Estado é lindo e acolhedor e que já está falando “uai” e “sô”

Há quatro meses no comando da sucursal em Minas Gerais da Porto Seguro, o paulista Cristiano Maschio, 35, já percorreu 53 cidades e conversou com mais de 300 corretores; tudo para entender a cultura do nosso Estado e desenhar uma Porto Seguro sob medida para Minas, o que ele já fez. “Minas para mineiros, esse é o nosso desenho”, garante. Ao mesmo tempo, o executivo vai comandar a abertura de mais 14 unidades de atendimento no Estado até 2015, que se somarão aos seis escritórios da companhia no interior do Estado. O investimento inclui ainda a nova sede de sete andares, no bairro Carmo Sion, em Belo Horizonte. “Como foi um projeto, ainda não tenho os custos finais”, diz o executivo.

Com tanto empenho assim no mercado mineiro, Maschio conta que existe um paradigma de que a Porto Seguro funciona muito bem em São Paulo, mas em Minas falta alguma coisa. “O meu trabalho e dos corretores é dar um atendimento que Minas merece com relação à infraestrutura, atendimento acolhedor, mas desenhado para Minas”, explica.

Os números de Minas Gerais também são bastante animadores. Em 2013, houve um crescimento de 27,4% em prêmios emitidos com um aumento de resultado de 21,4% a mais que o mesmo período do ano passado.

Quantos clientes têm a empresa no Estado e outras estratégias, nada disso é divulgado. O que Maschio pode dizer é que Minas tem mais de 50 produtos de seguros, como cartão de crédito, consórcio, financiamento. Mas o carro-chefe é o seguro de automóvel.“A Porto é líder no mercado no seguro de automóvel; em Minas ainda não é, e aqui precisamos posicionar”, admite o executivo.

Após a via-sacra pelo Estado, Maschio divide Minas em cinco regiões completamente diferentes. “Minas são várias em uma só”, diz o executivo. Para ele, o escritor Guimarães Rosa está coberto de razão.

Maschio diz que Minas é outro mercado, e não adianta vir com cabeça de paulista e colocar as ideias aqui, que não vai funcionar. “Eu preciso entender como funciona esse mercado, desenhar e colocar para andar”.

Por isso, algumas modificações já entraram em vigor. “Temos gerentes que atendem os corretores, que estavam dispersos. Eles foram realocados de acordo com a região. Hoje, eu tenho atendimento mais rápido”. Se é um Estado de relacionamento, por que não fazer relacionamento?, questiona Maschio para justificar a primeira mudança.

Formação

Grupo. A Porto Seguro é responsável pela Azul Seguros e controla a Itaú Seguros de Auto e Residência, após associação com o Itaú Unibanco há cinco anos. Desde 2004, é empresa de capital aberto.

Unidades

Em Minas Gerais:

Tem a sede no bairro Carmo Sion, um escritório na Savassi e nas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Divinópolis.

Próximas unidades: Ipatinga, Governador Valadares, Varginha, Uberaba, Montes Claros, Passos, Itaúna e sete em Belo Horizonte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave