Pesquisa sugere melhor período para mulher perder peso após gravidez

iG Minas Gerais |

Médicos sugerem perda de peso logo após o parto
arquivo stockxpert
Médicos sugerem perda de peso logo após o parto

Toronto, Canadá. Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

Segundo o estudo, publicado na revista especializada “Diabetes Care”, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, ou engordam nesse período, podem correr sérios riscos de saúde.

Os pesquisadores afirmam que esse grupo pode vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro. O estudo revelou que os fatores de risco mais elevados para a saúde das mulheres – observados um ano depois do parto e naquelas que não emagreceram – não foram verificados três meses após o nascimento do bebê.

A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto.

Os pesquisadores acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis. Eles também monitoraram fatores de risco para diabetes e doenças do coração, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol ruim) e a resistência à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue).

“A maioria das mulheres não está voltando ao peso de antes da gravidez logo imediatamente (depois do parto), e descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% não fazem isso durante três meses”, disse Ravi Retnakaran, pesquisador do Hospital Mount Sinai, de Toronto. “Sugerimos que, entre três e 12 meses, a mulher já deva estar na trajetória do emagrecimento”, disse. As informações são da rede britânica BBC.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave