Celebrando o chorinho

Café com Música abre série de shows de choro

iG Minas Gerais | Lucas Buzatti |

Renovando a tradição. Com jovens “chorões”, Toca de Tatu se apresenta no café do Palácio das Artes
Maiara marques/divulgação
Renovando a tradição. Com jovens “chorões”, Toca de Tatu se apresenta no café do Palácio das Artes

O dia 23 de abril festeja o legado do choro, primeiro gênero musical tipicamente brasileiro. Comemorado na data de nascimento do compositor Pixinguinha, o Dia Nacional do Choro recupera a memória de notáveis “chorões” em eventos Brasil afora.

Em Belo Horizonte, o projeto Café com Música convidará, a cada quarta-feira de abril, um grupo de chorinho para se apresentar no café do Palácio das Artes. A banda Toca de Tatu abre a programação hoje, às 19h30.

Formado em Belo Horizonte, o Toca de Tatu conta com repertório que alterna composições de consagrados “chorões” e temas autorais influenciados pela música instrumental brasileira. O show desta quarta terá canções do primeiro disco do grupo, “Meu Amigo Radamés” (2013), homenagem ao arranjador, compositor e instrumentista gaúcho Radamés Gnatalli. “Além das canções de Radamés, vamos apresentar músicas próprias e de compositores como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Tom Jobim e Edu Lobo”, conta o violonista Lucas Telles.

Recém-chegado de uma série de apresentações pela Europa, o Toca de Tatu é formado por quatro jovens instrumentistas, com idades entre 23 e 29 anos, o que aponta para a renovação do gênero. “De alguns anos para cá, o choro está sendo mais valorizado. Esse movimento veio após uma época em que o estilo foi pouco tocado e difundido”, afirma Telles, que pontua a importância em valorizar o chorinho. “O choro traz muito da identidade musical do próprio brasileiro”, conclui.

A programação especial do Café com Música conta com mais quatro shows em homenagem ao choro: Grupo Nosso Choro (dia 9), Sarau Brasileiro (16), Siricotico (23) e o trio formado por Sílvio Carlos, Warley Henrique e Ricardo Acácio (dia 30).

Agenda

O QUÊ. Café com Música apresenta Toca de Tatu

QUANDO. Hoje, às 19h30

ONDE. Café do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)

QUANTO. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave