Barça e Atlético de Madrid fazem tira-teima da temporada na Champions

Rivais lutam pelo título do Campeonato Espanhol e prometem fazer um jogo de arrepiar na Catalunha

iG Minas Gerais | GABRIEL PAZINI* |

Barça e Atlético já se enfrentaram três vezes na temporada e todos os jogos terminaram empatados
Reprodução/Facebook
Barça e Atlético já se enfrentaram três vezes na temporada e todos os jogos terminaram empatados

As quartas de final da Uefa Champions League começam nesta terça-feira com um jogo especial. Na Espanha, Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam no Camp Nou, em um embate que promete e ainda não teve vencedor na temporada.

As equipes já se enfrentaram três vezes, duas pela Supercopa da Espanha e uma pelo Campeonato Espanhol. Nos três jogos, três empates: 1 a 1 e, duas vezes, 0 a 0. O duelo desta terça, pela quarta competição diferente, no entanto, é totalmente distinto dos anteriores.

Além de ser pelas quartas de final da Champions League, os dois times, que brigam pelo título do Campeonato Espanhol, vivem momentos diferentes em relação aos jogos anteriores. O Barcelona e seu principal astro, Lionel Messi, vivem suas melhores fases na temporada. Nas partidas anteriores, o Barça ainda estava adquirindo ritmo de jogo na Supercopa, e teve Messi e Neymar começando a partida pela La Liga no banco de reservas. Desta vez, Messi está 100% e vem de grandes exibições frente Osasuna, Real Madrid, Celta e Espanyol.

O craque tem 36 gols em 36 jogos na temporada e pode desequilibrar o tira-teima com o Atlético de Madrid. Além do argentino, Neymar teve boas atuações em seus últimos dois jogos, contra Celta e Espanyol, e Xavi, Iniesta e Fàbregas também estão jogando muita bola. O Barça enfrenta o Atlético vindo de uma sequência de cinco vitórias seguidas, todas com excelentes exibições da equipe.

No entanto, do outro lado, o Atlético de Madrid também vem forte. O líder do Campeonato Espanhol tem um meio-campo que tem feito grandes jogos durante toda a temporada, em especial o camisa 10 turco Arda Turan e o número 6 Koke, líder de assistências de La Liga. A defesa é sólida, com Miranda e Godín, e Filipe Luis, além de bom marcador, é uma excelente arma ofensiva na lateral-esquerda. Além disso, Courtois é um dos melhores goleiros do mundo na atualidade. Isso sem falar no principal destaque dos Colchoneros: o ataque.

O grande nome do Atléti, sem sombra de dúvidas, é o hispano-brasileiro Diego Costa. Autor de 33 gols na temporada, o avante disputa a artilharia do Campeonato Espanhol com Messi e Cristiano Ronaldo, e vive grande fase. No entanto, ele saiu mais cedo do treino desta segunda-feira, com dores, e é dúvida para o confronto com o Barça.

Ninguém sabe se o técnico Diego Simeone, que faz excelente trabalho no Atlético de Madrid, está apenas fazendo um jogo psicológico com o rival, ou se Diego Costa realmente é dúvida para a partida. Um ponto, porém, é certo: o atacante faz toda a diferença para o time. Sem ele, as chances de o Atlético vencer o jogo caem muito.

Além da dúvida sobre a presença ou não de Diego Costa, o Atléti tem outro problema: Raúl García, um dos destaques do time, não poderá atuar, pois vai cumprir suspensão automática. A ausência, no entanto, não será tão sentida, já que seu substituto é David Villa, que faz boa temporada mesmo sendo reserva. Do lado do Barça, o desfalque é Victor Valdés, lesionado. Com isso, Pinto será o arqueiro dos Blaugranas.

Favoritismo

Apesar de o duelo não ter um favorito claro, pelo equilíbrio e grande fase das equipes, o favoritismo pende um pouco para o lado do Barcelona, que atua em casa, vive excelente momento coletivo e individual, e tem Lionel Messi, além de grandes jogadores que também podem desequilibrar o jogo. No entanto, pela intensidade e excelente time que possui, além de também viver um bom momento, o Atlético de Madrid pode muito bem vencer o Barça em pleno Camp Nou. É claro, porém, que essa análise leva em consideração a presença de Diego Costa em campo. Sem ele, o jogo será bem diferente.

 

Ficha Técnica:

BARCELONA X ATLÉTICO DE MADRID

Motivo: Quartas de final da Uefa Champions League, jogo de ida

Local: Camp Nou, Barcelona

Horário: 15h45 - de Brasília

Prováveis times:

Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Fàbregas; Neymar, Messi e Iniesta. Técnico: Tata Martino

Atlético de Madrid: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luis; Gabi, Tiago, Koke e Arda Turan; David Villa e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone

Árbitro: Felix Brych (ALE)

Auxiliares: Mark Bosch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)

 

*com supervisão de Leandro Cabido