PSB freia conversas à espera de decisão de Marcio Lacerda

Especulação sobre possível candidatura de prefeito ganha força

iG Minas Gerais | Isabella Lacerda |

Pretensão. Fonte próxima a Lacerda diz que prefeito só entrará na briga se for o cabeça de chapa
LEO FONTES / O TEMPO
Pretensão. Fonte próxima a Lacerda diz que prefeito só entrará na briga se for o cabeça de chapa

O PSB de Minas suspendeu as negociações partidárias nesta semana à espera de uma definição do prefeito da capital, Marcio Lacerda, sobre as eleições deste ano. O retorno de Lacerda da viagem que fez ao Canadá – período em que prometeu refletir sobre uma possível candidatura ao governo do Estado – aumentou as especulações e gerou expectativas quanto a uma possível resposta positiva. Ontem, lideranças do PSB confirmaram que o prefeito anunciará sua decisão na tarde de sexta-feira, último dia estipulado pela Justiça Eleitoral para a desincompatibilização de cargos públicos.

Lacerda tem se movimentado nos bastidores e, segundo uma fonte próxima a ele, conversou com lideranças do PSDB, como o deputado federal e nome próximo ao senador Aécio Neves, Rodrigo de Castro. Nos próximos dias, o prefeito tem na agenda uma série de reuniões com o PSB e com outros tucanos. “Ainda tem alguns pontos para serem definidos. Vamos deixar o anúncio para a última hora. Mas ele só sai se for para ser candidato ao governo”, disse um aliado.

Alguns socialistas apostavam que o prefeito bateria ontem mesmo o martelo sobre sua participação no pleito. Lacerda, no entanto, não se pronunciou oficialmente. “Não sei porque disseram que seria hoje (ontem) o anúncio. Ele disse que ia refletir no Canadá e que chegando a Belo Horizonte daria uma resposta. Não vejo chance de ele sair para ser vice do Pimenta da Veiga (PSDB), mas vejo a possibilidade de ele ser candidato”, garante o presidente estadual do partido, deputado Júlio Delgado. Recentemente, Delgado chegou a anunciar que os socialistas apoiariam a candidatura de Pimenta.

Já para o presidente municipal do partido, João Marcos Lobo, a resposta de Lacerda é esperada para sexta-feira. “Conversamos antes dele sair de viagem. Ele disse que pensaria e depois conversaria com a gente. Estamos aguardando, mas ele só sai se for para ser candidato”, explica.

Há quem diga, porém, que o prefeito mantém sua posição já defendida anteriormente: não largará a prefeitura antes do término de seu mandato. Segundo uma fonte próxima a Lacerda, as especulações em torno do seu nome são apenas mais uma forma encontrada pelo PSB para pressioná-lo. “Hoje (ontem) ele inclusive se reuniu com secretários e funcionários e marcou agendas para depois do dia 5, ou seja, deixou claro que estará como prefeito na semana que vem e não deixará o cargo”, informou a fonte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave