Ioga voltada para a educação

Michelini Flak vai ensinar técnica que melhora a saúde e a capacidade mental

iG Minas Gerais | Ana Elizabeth Diniz |

Mestre. Michelini Flak vem ao Brasil ensinar a ioga nidra, desenvolvida por Swami Satyananda
Fabio Chelini
Mestre. Michelini Flak vem ao Brasil ensinar a ioga nidra, desenvolvida por Swami Satyananda

Uma prática de profundo relaxamento, que acessa a mente subconsciente, libera o estresse e a ansiedade, cria mudanças positivas e duradouras e desperta a criatividade e a alegria. Essa é a proposta da ioga nidra, que literalmente significa “sono psíquico”.

Para falar sobre o assunto, O TEMPO conversou com a francesa Michelini Flak, professora de ioga pela Federation of Hatha Yoga, da França, e pela renomada Bihar School of Yoga, Índia. Ela chega nesta semana a Belo Horizonte para palestras e um workshop (veja agenda).

Michelini vive em Paris, mas viaja incansavelmente pelo mundo para divulgar as técnicas do Recherche sur Le Yoga dans l’Education – Pesquisa de Ioga na Educação, instituto criado por ela e que possui filiais em vários países, incluindo Brasil. Ela também ensina a Satyananda ioga.

“Em 1973, eu ensinava inglês em uma escola parisiense e dava aulas de ioga em minhas horas livres. Com o tempo, comecei a perceber que algo estava mudando e descobri que os bons efeitos das práticas estavam se revelando na minha maneira de ensinar inglês. A mudança foi sutil. Eu me questionava então, se a formação tradicional para professores que eu recebi estava bem adaptada às necessidades das crianças que eu ensinava, ou se ocorriam perdas no processo de aprendizagem”, relembra Michelini.

A professora percebeu que, mudando a si mesma, passou a ensinar diferente. “Comecei a refletir sobre como o processo cognitivo trabalha e, com base nessas suposições, fiz experiências em minhas aulas, que me conduziram a incorporar técnicas de ioga em meus métodos de ensinar. Os alunos amaram e passaram a ver suas lições de inglês de uma forma positiva. A sala de aula se transformou em um local alegre e agradável’, diz.

Em 1979, esse trabalho ganhou nova dimensão e Michelini passou a ser conhecida como a professora que ensinava inglês através da ioga. “As crianças devem se desenvolver em outros planos além do intelecto. Elas precisam aprender maneiras próprias como relaxar seus corpos e suas mentes e gerenciar suas emoções”, propõe a professora.

Qualidade de vida. Michelini explica que ioga nidra é a ioga do sono e é para todos os buscadores, aqueles que desejam ter melhor saúde, aproveitar a intuição e abrir novas capacidades mentais.

“Essa técnica foi desenvolvida por Swami Satyananda com base em um conhecimento milenar e em pesquisa contemporânea. É o mais profundo tipo de relaxamento conhecido em nossos dias. Responde às necessidades de homens, mulheres e crianças violentados pelo estresse e pela insônia. A metodologia sistemática e precisa desse processo de relaxamento é confirmada pela neurociência”, ensina.

Segundo ela, quinze minutos de ioga equivalem a uma hora de sono profundo e sua prática contínua é uma maneira poderosa de remodelar a personalidade, liberar e estabilizar as emoções.

AGENDA: Nesta quinta-feira, dia 3 próximo, às 19h30, haverá palestra sobre “O papel do relaxamento e a ioga para um melhor aprendizado”. Informações: (31) 3427-9588. No dia 4, às 19h30, acontece a palestra “Atitude positiva e a ioga na educação”. Informações: (31) 9129-5267. O workshop sobre ioga nidra será nos dias 5 e 6 de abril, de 8h às 17h. Informações: (31) 3427-9588 com Lúcia, (31) 9952-9367 com Josiane.

Benefícios

Libera tensões musculares.

Elimina tensões emocionais, mentais e o cansaço.

Aumenta a resistência ao estresse.

Melhora a qualidade do sono.

Permite treinar a memória.

Desperta a criatividade.

Aumenta a força de vontade e transcende as limitações.

Restabelece a saúde, aliviando tendências psicossomáticas.

Aumenta as conexões entre áreas do cérebro.

Ideal para a terceira idade, uma vez que não precisa de posturas de ioga e os capacita a gerenciar dificuldades e superar hábitos negativos.

Alivia dor e insônia.

Auxilia a manter a positividade em tratamentos de doenças crônicas e câncer.

Alivia doenças cardiovasculares.

Definição

“É um caminho para estabelecer um novo modo de vida que abrange ambas as realidades, interior e exterior. Além de relaxar e harmonizar o corpo e a mente, a prática ajuda a canalizar diferentes faculdades do corpo humano e da mente, tais como memória e imaginação. Nos permite ir fundo em nossa mente subconsciente”.

Palavras

Origem do nome. O termo “ioga nidra” é derivado de duas palavras sânscritas: ioga, que significa união ou consciência intencional, e nidra, cujo significado é sono.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave