Estética retrata a história

“Pergamon” é inaugurada na galeria Cmafra

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Mistura. Exposição traz imagens de tapetes e de esculturas antigas expostas em museus da Alemanha
CICERO_A._MAFRA
Mistura. Exposição traz imagens de tapetes e de esculturas antigas expostas em museus da Alemanha

Em “Passagem”, última exposição do fotógrafo e galerista Cícero Mafra, foram mostrados registros abstratos de cenários urbanos. Em seu novo trabalho, intitulado “Pergamon”, que está aberto para visitação a partir de amanhã até o dia 9 de maio, na Galeria Cmafra, o artista volta suas lentes para registros mais precisos, cujo foco está nas obras de arte de museus alemães.

A maioria das imagens, porém, foi feita no museu que dá título à mostra, em outubro de 2013. Construído entre 1910 e 1930, o museu é conhecido pela rica coleção de arte da antiguidade clássica. “As obras do ‘Pergamon’ me surpreenderam muito. Quando passei por elas fiquei emocionado, pois a história é, por si só, comovente”, relata.

Essa sensibilidade somada à curiosidade em transcrever a realidade em imagens motivaram Mafra a fazer as fotos. “As esculturas antigas são muito belas, mas são os tapetes persas, com toda sua complexidade e beleza, que mais me chamaram a atenção”, diz.

Apesar de a história ser o tema que sustenta o conteúdo das fotos, Mafra faz questão de ressaltar que a essência do trabalho não se restringe a isso. “As fotografias vão além de mostrar apenas objetos clássicos. Eu faço minha leitura sobre as peças por meio das técnicas de desfoque e de dupla exposição. Seria mais sobre estética com pitadas de história”, resume o fotógrafo.

Assim, as 36 obras que habitam o primeiro andar da galeria integram o hall de experimentações de Mafra. Fotógrafo há 12 anos, ele criou a galeria há pouco mais de dois para ser uma espaço catalisador de oportunidades na cidade. “Antes era mais um laboratório, mas depois decidi investir no espaço”, conta Mafra, que completa: “Gostaria de ver mais galerias voltadas para fotografia em Belo Horizonte, assim o mercado se aqueceria”.

Agenda

O quê. Exposição “Pergamon”, de Cícero Mafra

Quando. De hoje até 9 de maio. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

Onde. Galeria Cmafra (rua Xingu, 487, Santa Lúcia)

Quando. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave