Conselho regional de contabilidade tira dúvidas sobre Imposto de Renda

Atendimento vai até o dia 16 de abril; o curso de ciências contábeis da PUC Minas também oferecerá apoio aos contribuintes; declaração deve ser entregue até o dia 30 de abril

iG Minas Gerais | Da redação |

Entre os dias 31 de março e 16 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realiza atendimento gratuito para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, ano calendário 2013 e exercício 2014. O serviço, oferecido aos contribuintes, acontece das 13h às 17h, na sede do CRCMG, que fica na rua Cláudio Manoel, 639, no Funcionários.

O objetivo é esclarecer dúvidas dos interessados quanto aos documentos necessários e a forma correta de preenchimento da declaração. 

Na PUC Barreiro

O Curso de ciências contábeis da PUC Minas no Barreiro também vai oferecer apoio aos contribuintes até o dia 24 de abril. O atendimento acontece às quintas-feiras, das 17h às 20h, no corredor central do prédio 4, localizado na avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200, no Barreiro de Baixo. A orientação será feita por alunos de ciências contábeis, sob coordenação da professora Fatima Drumond. Veja a lista de documentos necessários para a realização do atendimento: - Informe de rendimento anual (emitido pelo empregador); - Ultima declaração do imposto de renda, com número do recibo; - Extrato bancário de 31/12/2013 (pode ser emitido pelo banco); - Documentos referentes a bens (carros, casa, lote etc); - Contrato de compra e venda; - Extratos bancários referentes a dinheiro, poupança, investimento, bolsa de valores; - Contratos referentes a dívidas; - Comprovantes de despesas: educação, médico, dentista, psicólogo, plano de saúde etc; - Relação de dependentes, filhos, cônjuges (apresentar CPF ou certidão de nascimento).

Até o dia 30 de abril

Em 25 dias de entrega, pouco mais de 5,4 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número representa o total de documentos entregues até as 17h desta segunda-feira (31) e equivale a 20% dos 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber neste ano.

O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou no último dia 6,   assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.

Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.

Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Desde a semana passada, o contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.

Leia tudo sobre: imposto de rendadeclaraçãoajudaapoioatendimentocontribuintesdúvidas