Prédio da Fafich é tombado, em memória à resistência ao golpe militar

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da UFMG, abrigou estudantes e professores que foram perseguidos durante a ditadura militar; em 1968, policiais foram ao local para prender 12 estudantes

iG Minas Gerais | Carlos Chagas |

Politica - Belo Horizonte, Mg.  Conselho decide sobre o tombamento do predio da FAFICH. Na foto: Fachada Fafich. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 31.3.14
LEO FONTES / O TEMPO
Politica - Belo Horizonte, Mg. Conselho decide sobre o tombamento do predio da FAFICH. Na foto: Fachada Fafich. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 31.3.14

No dia em que o Brasil relembra os 50 anos do golpe militar, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte se reuniu em cerimônia especial para oficializar o tombamento do prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG.

O prédio fica na rua Carangola, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e ainda conserva em suas paredes, corredores e salas de aula a memória viva da resistência de seus estudantes e professores.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira, "a Fafich foi um lugar de resistência em um período onde não existia liberdade". "Era um local que se formavam pensadores. Por isso a importância de recuperar a memória da ditadura", finaliza.

O momento de maior tensão na Faculdade foi quando foi instituído o Ato Institucional Nº 5, o Ai-5, em 13 de dezembro de 1968. A faculdade foi invadida e ocupada pela polícia, que levou uma lista de 12 alunos para serem presos.

Havia no momento, 600 alunos e 90 professores no local. A direção se recusou a entregar os alunos e o diretor e professor Pedro Parafita de Bessa recebeu ordem de prisão. O impasse só foi resolvido horas depois – e nenhum aluno foi preso.

Também estavam presentes no ato o vereador Arnaldo Godoy (PT), membro do Conselho, representando a Câmara dos Vereadores, e o vice-prefeito da capital, Délio Malheiros (PV). Antes da Fafich, o prédio que abrigou o Dops também havia sido tombado.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave