Arte para lembrar a resistência à ditadura

Homenagem a artistas que lutaram contra o regime militar tem extensa programação

iG Minas Gerais | Lygia CaliL |

Teatro. O diretor Pedro Paulo Cava volta aos palcos para leitura dramática da peça “Only You”
LEO FONTES / O TEMPO
Teatro. O diretor Pedro Paulo Cava volta aos palcos para leitura dramática da peça “Only You”

Um dos marcos de resistência à ditadura em Belo Horizonte foi o antigo prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte. No local está sendo erguido o Memorial Nacional da Anistia, um espaço dedicado ao resgate da memória de quem lutou contra o regime militar.

Em meio ao canteiro de obras do prédio, alguns artistas que participaram ativamente da luta contra a ditadura serão celebrados na noite de hoje, em programação que inclui várias linguagens, como o teatro, as artes plásticas e literatura.

Um dos destaques será a leitura dramática de “Only You”, peça da combativa dramaturga Consuelo de Castro que trata dos acontecimentos recentes históricos sob a luz do presente. Na trama, uma jovem estudante de teatro se envolve com um escritor de meia-idade que fora, na juventude, um militante de esquerda e teve a companheira morta pela repressão.

“Eu me apaixonei por esse texto e pensei em fazer uma montagem com ele, mas acho que a leitura dramática, interpretada, basta. A plateia embarca na história, visualiza cenário, viaja junto”, afirma o diretor Pedro Paulo Cava, que depois de muitos anos, volta aos palcos também como ator. Além dele, atuam Ana Gusmão e Luiz Gomide.

A programação inclui, ainda, uma exposição do arista plástico Renato Godinho, o lançamento do livro “Nós Dois”, de Nita Freire e show do cantor Sirlan. “São artistas que lutaram lá atrás, que resistiram da forma que conseguiram. Gostaria muito que os jovens fossem até lá conhecer essas histórias”, diz Cava.

Agenda

O Quê. “50 anos de Resistência”

Quando. Hoje, às 18h

Onde. Rua Carangola, 288, Santo antônio

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave