Vai começar O VERÃO

Desfiles marcados para a semana que vem dão start ao calendário fashion do ano; programe-se!

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Desfile de inverno 2014 da Osklen, que volta a se apresentar no Fashion Rio com seu segmento de praia
Andre Penner
Desfile de inverno 2014 da Osklen, que volta a se apresentar no Fashion Rio com seu segmento de praia

Enquanto estamos de olho no que a moda da temporada passada deixou nas lojas para o inverno, os estilistas já se preparam para levar às passarelas as apostas do próximo verão. Quem dá a largada é o São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece entre os dias 31 de março e 4 de abril, no Parque Candido Portinari, local recém-inaugurado e que fica ao lado do já conhecido Parque Villa-Lobos. 

Desta vez, o evento ganha ares de galeria de arte, com a curadoria do fotógrafo Eder Chiodetto e um line-up que investe em estreantes (Giuliana Romanno, Lolitta, Wagner Kallieno e Lilly Sarti) que desfilam junto com as grifes de moda praia que pularam a temporada de inverno, como Adriana Degreas, Água de Coco e Movimento. O destaque vai para o Pedro Lourenço, que mostra uma coleção inédita para o Brasil, desfilando com o nome de Pedro Lourenço Capsule.

As presenças mineiras nas passarelas ficam por conta de Ronaldo Fraga e Patrícia Motta. Ronaldo tem seu verão inspirado em Candido Portinari. “A coleção se chama ‘O Caderno Secreto de Candido Portinari’ e é inspirada nos estudos e traços das grandes obras dele, aquilo a que muita gente não tem acesso. As cores que vão se firmar são os azuis e os alaranjados, que representam o céu e a terra da sua cidade natal, Brodoswki”, explicou o estilista ao Pandora.

Já Patrícia Motta se inspirou na natureza. Nas mulheres que dão valor à vida, à verdade e à eternidade. Limão, pitaia, jabuticaba, lichia e pitanga dão o tom da cartela de cores.

Cada um na sua

Em seguida, é a vez do Fashion Rio, marcado para os dias 8 a 12 de abril e que quase bate com o calendário da moda mineira, o Minas Trend, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril.

Retomando à Marina da Glória, o Fashion Rio continua sendo uma das temporadas mais aclamadas quando o assunto é verão e leva para essa edição o tema “Rio, resort tropical, patrimônio mundial, paisagem cultural”. Um dos destaques é a volta da Osklen (que hoje desfila fora do Brasil), que apresenta sua coleção de praia. O estilista Victor Dzenk é o nosso representante no evento que não contará com desfile da também mineira Coven.

Enquanto isso, no Expominas

Por aqui, o Minas Trend conta com doze desfiles distribuídos em dois dias (7 e 8 de abril) e se firma mais uma vez como um grande salão de negócios. Prova da pegada “business” está estampada no tema da edição “Sob os olhos do mundo”, uma referência à realização da Copa aqui no Brasil. Entre os destaques estão a estreia da Mabel Magalhães, que ficou 11 anos sem desfilar, e da Anne Est Folle, marca saída do forno que venceu a última edição do concurso Ready To Go.

Não acabou, não

Saindo das grandes capitais, a moda segue marcando seus lançamentos. No Nordeste, mais precisamente em Fortaleza, é o Dragão Fashion Brasil que se destaca na agenda. O evento mais importante da região Nordeste acontece entre os dias 23 e 27 de abril com 41 desfiles. Destaque para o capixaba Ivan Aguilar, que acaba de se apresentar em Nova York, e para o cearense Lino Villaventura, que desfila em casa.

Descendo um pouco no mapa, entre 22 e 25 de abril, a moda também visita o Sul com a nona Paraná Business Collection.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave