Doce leveza

Agatha Moreira comemora papel problemático depois de estrear como protagonista em “Malhação”

iG Minas Gerais | anna bittencourt |

Madura. Agatha conta que as dificuldades financeiras de sua família lhe fizeram correr atrás de trabalhos desde nova
Luiza Dantas/CZN
Madura. Agatha conta que as dificuldades financeiras de sua família lhe fizeram correr atrás de trabalhos desde nova

O jeito quase tímido de falar é a única pista que evidencia a pouca idade de Agatha Moreira. Aos 22 anos, a intérprete de Giselle em “Em Família” não tem nada de menininha. Desde a aparência, que sugere a evolução da adolescência para o corpo de um mulherão, até o jeito de decidir os rumos da sua vida, a atriz parece ir muito além dos vinte e poucos anos. “Sempre tive de correr atrás. Isso fez com que eu amadurecesse muito”, justifica ela, que começou a trabalhar como modelo aos 13 anos. Em sua segunda novela – Agatha estreou na temporada de 2012 de “Malhação” –, ela dá vida à problemática Giselle, que vive às turras com a mãe, Branca, papel de Ângela Vieira. “Conheci a Ângela em um dia e, no outro, já gravamos uma cena de tapa na cara. Foi bem intenso”, conta, aos risos.

Quando foi convidada para fazer o teste para o folhetim de Manoel Carlos, Agatha ainda não sabia muitos detalhes sobre a personagem. “Tinha poucos capítulos porque ela só entrava na terceira fase. Foi um processo demorado, já tinha até perdido as esperanças”, relembra. Para compor o papel, ela fez preparação em dois núcleos diferentes. Além da relação com os pais, Branca e Ricardo, de Herson Capri, Giselle também trabalha no ateliê de Marina, interpretada por Tainá Muller. Para esta etapa, Agatha buscou inspiração no tempo em que foi modelo. “Essa coisa do ateliê, da fotografia, peguei do meu tempo no mundo da moda. O mais difícil foi achar espaço para essa relação ruim com a mãe. Tentei procurar casos de divórcio em que o filho acabou ficando no meio da linha de tiro”, revela.

Sem medo de mudanças, sejam elas físicas ou não, a atriz mergulha de cabeça quando o assunto é profissional. Na busca de complementar a renda da família, que vivia em Olaria, bairro da zona Norte do Rio de Janeiro, Agatha fez o cadastro em uma agência de modelos aos 13 anos. “Uma tia minha sugeriu que eu fizesse umas fotos. Ela já tinha experiência com isso porque é mãe da Samara Felippo. Então, já sabíamos que caminho percorrer”, conta. Aos 17 anos, fez sua primeira viagem internacional a trabalho. “Passei três meses no Chile. Voltei para terminar o colégio e comecei a viajar o mundo”, entrega, lembrando que também já morou em países como Estados Unidos e Coreia do Sul. Sempre sozinha nas viagens, o amadurecimento chegou “chutando a porta”, como ela diz. “Passar perrengues me fez crescer”.

No entanto, a carreira de viagens, incertezas e falta de uma residência fixa fizeram com que a atriz buscasse outra forma de seguir se sustentando e ainda ajudando sua família. Em 2012, Agatha participou de uma peça de teatro e foi para uma viagem programada com uma certeza: quando voltasse, se dedicaria a estudar teatro. Só que, antes disso, ela fez um cadastro na Globo, mesmo com sua pouca experiência. “Estava em Nova York e me pediram para gravar um vídeo para ‘Malhação’”, relembra. Aprovada à distância para interpretar Ju, uma das protagonistas da temporada de 2012, Agatha voltou para o Brasil direto para as gravações da trama infantojuvenil. “Quando a ficha caiu, sentei no chão, na calçada, e chorei muito”, diz, ainda emocionada.

Perfil Nome completo: Agatha Moreira

Data de nascimento: 19 de janeiro de 1992

Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Signo:  Capricórnio

Últimos papéis na TV: Juliana, da temporada 2012 de “Malhação”

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave