Portais da Espanha não noticiam possível caso de racismo contra Neymar

Profissionais que estavam no estádio não perceberam nada diferente, informa jornalista brasileiro que trabalha na Espanha

iG Minas Gerais | VICTOR MARTINS |

Daniel Alves é constantemente vítima de racismo em jogos do Campeonato Espanhol
Reprodução/Facebook
Daniel Alves é constantemente vítima de racismo em jogos do Campeonato Espanhol

Uma foto de uma casca de banana no gramado do estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, mas do Espanyol, ganhou destaque na imprensa brasileira, neste sábado. Em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol, o time da casa acabou derrotado pelo Barcelona, por 1 a 0, com gol de Messi. Apesar de os principais portais de notícias da Espanha nem sequer noticiarem o fato, a foto da casca de banana ganhou espaço na mídia brasileira como um suposto ato de racismo contra Neymar e Daniel Alves.

No entanto, nenhum relato de racismo foi noticiado, pelo contrário. O jornalista brasileiro Fernando Kallás, que trabalha no Diário AS, de Madrid, comentou a situação em sua conta no Twitter. “Não temos nenhuma confirmação sobre o suposto caso de racismo contra Neymar hoje. Nem a gente nem nenhum outro meio presente no estádio”, escreveu.

Mas como a foto existe, Kallás avaliou também o conteúdo colocado no ar por alguns portais brasileiros. “O único indício é uma foto com uma casca de banana no gramado. Mas daí pra criar uma acusação séria como essa é, no mínimo, irresponsável!”

No entanto, a Espanha não está livre de casos de racismo. Além da suposta agressão deste sábado, os brasileiros são alvos frequentemente de gestos e gritos dos torcedores estrangeiros. O lateral-direito Daniel Alves chegou a classificar como “rotineiro” os atos de racismos cometidos nos estádios da Espanha.

Leia tudo sobre: barcelonaneymardaniel alvesracismo