Cemig melhora indicadores, mas ainda não atinge metas

Empresa fica em 17º em ranking da Aneel e poussiu a 14ª energia mais cara

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

Porte. Cemig distribui energia para 7,5 milhões de consumidores
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Porte. Cemig distribui energia para 7,5 milhões de consumidores

A energia da Cemig é apenas a 17ª melhor do Brasil. A classificação está no ranking que mede a continuidade do serviço de energia no país, elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e referente a 2013. . A estatal mineira integra uma lista de 35 distribuidoras de grande porte. As 28 empresas de menor parte formam um ranking separado. Apesar de mediana, classificação da Cemig melhorou: em 2012, a empresa estava em 25º lugar.

Na última terça-feira, durante a divulgação dos resultados da empresa, o diretor de relações com investidores, Luiz Fernando Rolla, disse que a empresa investiu R$ 527 milhões m melhorias do sistema elétrico visando também à melhoria do serviço para a Copa do Mundo. Ele também afirmou que a Cemig tem que ser comparada apenas a empresas do mesmo porte, e lembrou que a distribuidora atende a 7,5 milhões de consumidores com 500 mil Km de linhas. “Se olhar as empresas do mesmo porte, os indicadores são muito piores do que os nossos”, disse.

Fora da meta. Mesmo com os investimentos, a empresa não conseguiu cumprir a meta de Duração Equivalente por Consumidor (DEC), que mede a quantidade de horas por ano que cada unidade consumidora pode ficar sem energia. A meta é definida pela Aneel e, no caso da Cemig, deveria ser de 12,11 horas por ano, mas ficou em 12,49 horas em 2013. No ano anterior, o DEC da Cemig foi de 14,74 horas.

Preço. No preço, a Cemig é a 14ª mais cara do país, com R$ 0,347 por kWh.Se depender da empresa, no entanto, o preço vai subir muito. O reajuste anual está previsto para 8 de abril. A empresa pediu à Aneel para subir os valores que cobra em 29,74%.

Números

12,49 horas o consumidor da Cemig ficou em luz em 2013

6,26 vezes o fornecimento foi interrompido em 2013

29,74% é quanto a Cemig quer aumentar a conta de luz

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave