Dona Olímpia perdeu 12 hectares

4 hectares foram afetados diretamente pelo mineroduto e outros 8 hectares ficaram depois do corte no terreno, para os quais o acesso ficou difícil e a qualidade da terra já não é a mesma

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

A propriedade de Olímpia Guerra tem 56 hectares, dos quais 12 ha estão comprometidos pela obra. Desses, 4 ha foram afetados diretamente pelo mineroduto e outros 8 ha ficaram depois do corte no terreno, para os quais o acesso ficou difícil e a qualidade da terra já não é a mesma. “Eu tinha terra boa lá em cima. Quando fura 32 metros, chega ao subsolo. O que eu tenho hoje é um terreno com as entranhas expostas e cheio de terra ruim”, diz ela.

A Anglo American admite que a intervenção no terreno não saiu como planejado. Em nota, a empresa afirma que, “em virtude da instabilidade do solo, foi detectada a necessidade de estabilização de parte do talude, diante do que a engenharia vem projetando uma solução técnica para o caso e durante esse período mantém monitoramento periódico das atividades de obra no local com o acompanhamento por equipe qualificada”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave