Reservatórios da Copasa a 40%

iG Minas Gerais |

Rio das Velhas é a garantia de abastecimento da Copasa
GUSTAVO ANDRADE/14.8.2010
Rio das Velhas é a garantia de abastecimento da Copasa

Os principais reservatórios da Copasa estão com cerca de 40% acima do nível mínimo de armazenamento. O normal nessa época do ano é chegarem a cerca de 60% , mas a situação atual é suficiente para não colocar o abastecimento em risco, garante o chefe do Departamento de Operação Metropolitana da Copasa, João Andrade.

Ele garante que o nível dos reservatórios é suficiente para manter o abastecimento normal e diz que em Belo Horizonte a situação é ainda mais confortável, porque parte da captação acontece diretamente no rio das Velhas, que está com boa vazão. A captação, no rio subiu 1,2 m³/s desde o ano passado e deve subir mais 2,8 m³/s áté o final de 2016. No sistema Rio Manso, o maior do colar metropolitano (que inclui 53 cidades), a captação vai subir 0,5 m³/s em abril e vai chegar a 6 m³/s no fim de 2015, 50% a mais que a capacidade atual.

Apesar desses investimentos feitos para garantir a segurança no abastecimento, Andrade diz que é importante “repensar nossa relação com a água”, já que as longas estiagens e as chuvas abaixo da média histórica são cada vez mais frequentes. “A situação é preocupante porque os regimes de chuvas não são mais os mesmos”, diz. Ele completa que no verão o consumo de água sobe cerca de 20%. (Ana Paula Pedrosa)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave