Música e altos voos estão em livro sobre pássaro órfão

iG Minas Gerais | Deborah Couto e Silva |

Mônica Aquino escreveu o livro a partir das ilustrações já prontas
Maurizio Manzo/divulgação
Mônica Aquino escreveu o livro a partir das ilustrações já prontas

Um passarinho órfão que acaba encontrando um jeito de cantar e ser feliz à sua própria maneira. É esse o fio que conduz a narrativa de “Muitos Jeitos de Contar Uma História”, livro infantojuvenil escrito pela poeta Mônica de Aquino, com ilustrações de Nelson Tunes. O lançamentoda editora Miguilim acontece hoje, às 11h, na livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi).

Sem ter conhecido os pais, o passarinho que aprende a voar e cantar sozinho poderia ter sido infeliz. Mas na história de Mônica Aquino ele reinventa sua vida e aprende a alçar grandes voos sozinho mesmo. “Amo pessoas autênticas, que enriquecem o coro do mundo, mesmo que desafinando e transcendendo. Não entendo muito a obsessão humana de enquadrar o que é diferente e de apartar quem destoa do grupo. Nossa vida é tão estranha e insustentável se levada muito a sério, acho que é a ‘ludicidade’ que nos salva”, diz.

Ao contrário da maioria dos livros, as ilustrações de “Muitos Jeitos de Contar Uma História” foram feitas antes do texto. O ilustrador Nelson Tunes e Mônica só se conheceram pessoalmente depois do processo arrematado. “Acredito que sem a ajuda do Nelson eu não criaria uma história que tem na música a força da sua metáfora. Tive a oportunidade de criar uma história que ultrapassa o meu próprio universo e que, com isso, me ultrapassa”, afirma Mônica. Já para Nelson, segundo a autora, o encontro entre eles foi anterior e atmosférico, cósmico.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave