STJD elimina 'Raposinha' de competição sub-17 e Cruzeiro vai recorrer

Tribunal acatou pedido do Tricolor das Laranjeiras, que se aproveitou de erro da FMF para pleitear vaga direta na Copa do Brasil

iG Minas Gerais | GUILHERME GUIMARÃES |

Cruzeiro vai buscar seus direitos na Justiça Desportiva, baseando-se em erro admitido pela Federação Mineira
REPRODUÇÃO/ARQUIVO CRUZEIRO
Cruzeiro vai buscar seus direitos na Justiça Desportiva, baseando-se em erro admitido pela Federação Mineira

O Fluminense, rebaixado em campo no ano passado, só permaneceu na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 por força do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se apoiando em nova decisão do STJD, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu, pelo menos por enquanto, eliminar o Cruzeiro, adversário nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17.

O time do Rio de Janeiro alegou e teve o pedido acatado pelo STJD, no que diz respeito a uma  escalação irregular do volante Rafael, camisa 8 do time estrelado, na competição de base.

De acordo com o Cruzeiro, a Federação Mineira de Futebol (FMF) cometeu um erro na inscrição do atleta, ato falho justificado em nota oficial pela própria entidade, mas que não surtiu o efeito esperado pela Raposa no STJD.

O diretor das categorias de base celestes, Bruno Vicintin, mantém a tranquilidade e acredita que o Cruzeiro não será prejudicado por um erro já admitido pela Federação Mineira de Futebol.

“O Cruzeiro está tranquilo, vamos recorrer e pedir efeito suspensivo. Quremos discutir no Pleno, esperando que a Justiça seja feita”, disse o dirigente estrelado.

O primeiro jogo entre Cruzeiro e Fluminense aconteceria no próximo dia 5 de abril, no Rio de Janeiro. O jogo da volta estava marcado para o dia 12, em Belo Horizonte.

Antes de chegar às quartas de final, a Raposa eliminou o Atlético-PR e o Goiás. 

Veja trechos da nota oficial emitida pela FMF

“Declaramos para os devidos fins de direito e a quem possa interessar, que o atleta Rafael Gonçalves da Silva, nascido em 04/02/1997 (…) foi inscrito por esta Federação  como atleta do Cruzeiro Esporte Clube no dia 30 de junho de 2011, sob o número/BID 385.407. Informamos, ainda,  que em razão de problemas técnicos no sistema informatizado da Federação o nome do atleta foi equivocadamente substituído por outro na data 08/03/2014, tendo sido retificada tal informação no dia 17/03/2014. Ressaltamos que a situação do atleta em questão junto à Federação Mineira de Futebol nunca sofreu qualquer tipo de alteração, desde sua data originária de inscrição, 30/06/2011”.

Leia tudo sobre: raposinhacruzeirosub-17copa do brasilbruno vicintinstjdfmf