Sada Cruzeiro e Vivo-Minas fazem jogo de 'tudo ou nada'

Equipes fazem, neste sábado, segundo jogo da semifinal da Superliga; vitória do Sada Cruzeiro elimina o maior rival

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Sada Cruzeiro fez, nesta sexta, treino no local do clássico deste sábado
CBV - DIVULGAÇÃO
Sada Cruzeiro fez, nesta sexta, treino no local do clássico deste sábado

Não é final, mas todos os ingredientes são de uma verdadeira decisão. Sada Cruzeiro e Vivo-Minas jogam neste sábado, às 10h, na Arena Vivo, com um ambiente de partida que vale título. Para o Minas, o jogo pode definir sua permanência no campeonato. No caso de vitória minastenista, a equipe força o terceiro jogo na casa do adversário. A partida será transmitida, ao vivo, pela Rede Globo.

Se o triunfo for para o lado celeste, o Minas estará eliminado do campeonato, vendo o rival confirmar presença na decisão da Superliga masculina pela quarta vez seguida.

O jogo de abertura da semifinal, que deu boa vantagem aos cruzeirenses, aconteceu no último sábado, no ginásio do Riacho, em Contagem. A atuação dos donos da casa deu mostras de que o Minas precisará jogar no seu limite para empatar o duelo. "Não entramos em quadra, temos que esquecer tudo que aconteceu naquela partida. Tudo que fizemos não deve ser repetido, ali não era o nosso time. Entramos sem espírito de uma semifinal", resume o oposto Franco.

Sabedor da urgência do adversário, que chegou nas semifinais nos últimos três anos, o Sada Cruzeiro garante estar preparado para o maior clássico mineiro.

"Certamente, eles virão mais agressivos, com mais potência no saque. Eles terão que correr alguns riscos, mas o mais importante é fazermos o nosso jogo. Eles têm um time experiente, que sabe jogar, com peças que já foram campeãs em outras oportunidades. É preciso ter cuidado com jogadores como o levantador Marcelinho, que é muito inteligente e pode fazer a diferença", analisa o técnico Marcelo Mendez, que cobrou muito de seus comandados nos treinos finais.

Treinos intensos, vídeo e muito estudo

A intensidade das atividades no CT do Barro Preto deram mostra da preparação de alto nível feita pelo lado azul. O mesmo aconteceu com o Minas, que chega com espírito de vida ou morte. "Temos que ir muito além de um saque agressivo. A postura precisa ser diferente no bloqueio, ataque, defesa. Precisamos estar com os fundamentos em dia para termos chances. Contra o Sada Cruzeiro, não se pode relaxar nunca. A hora é de ir pra cima", sentencia o oposto Filip, uma das apostas do clube da Rua da Bahia.

Sobre a preparação do atual campeão do mundo, a ideia é tentar simular o que pode acontecer em uma partida. "É muito importante manter o nível dos treinos lá no alto. Este é um dos itens para uma preparação ideal", mostra Mendez, que estudou muito o adversário deste sábado.

"Estamos vendo muitos vídeos do Minas. Escolhemos as melhores partidas e os melhores momentos deles no campeonato. Observamos bem em quais rodízios eles tiveram um maior aproveitamento. Assim, estaremos prontos para tentar explorar os pontos mais fracos do outro lado", mostra o treinador argentino.