Pesquisa liderada por brasileiro descobre anéis ao redor de asteroide

Observações mostraram que o chamado Chariklo apresenta dois anéis

iG Minas Gerais |

Ilustração dos anéis ao redor de Chariklo, que orbita o Sol entre Júpiter e Netuno
Lucie Maquet/Divulgação
Ilustração dos anéis ao redor de Chariklo, que orbita o Sol entre Júpiter e Netuno

Rio de Janeiro. Um estudo liderado por um pesquisador brasileiro descobriu a existência de anéis ao redor do asteroide Chariklo, que orbita o Sol entre Júpiter e Netuno. A descoberta foi publicada na revista “Nature”.

Foram necessárias observações a partir de 13 telescópios diferentes localizados em sete pontos da América do Sul. Um dos instrumentos que mais contribuiu para a descoberta foi o telescópio dinamarquês localizado no Observatório de La Silla do Observatório Europeu do Sul (ESO). As observações foram feitas no dia 3 de junho de 2013, exatamente quando o objeto passaria em frente à estrela UCAC4 248-108672.

Foi possível detectar os anéis por meio da análise do fenômeno de ocultação, que se refere à queda momentânea do brilho de um astro no momento em que outro objeto passa em frente a ele, como em um eclipse.

“De repente, a gente viu que houve uma ocultação muito rápida e breve, antes e depois, simetricamente ao evento principal. Estávamos esperando somente a ocultação do ponto principal e não imaginávamos que pudesse haver anéis em torno de objetos menores como o Chariklo” disse o autor principal do estudo, Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional, no Rio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave