Para comemorar na rua o Dia do Teatro

Grupo Maria Cutia celebra data com três espetáculos gratuitos, que serão apresentados na praça da Liberdade

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Peça “Como a Gente Gosta” foi dirigida por Eduardo Moreira, do Galpão
GUSTAVO THEZA
Peça “Como a Gente Gosta” foi dirigida por Eduardo Moreira, do Galpão

Celebrado mundialmente no dia 27 de março, o Dia do Teatro sempre tem suas reverberações sobre aqueles que se dedicam ao ofício. Coletivo essencialmente de rua, o Maria Cutia levará seus três trabalhos à praça da Liberdade, neste final de semana, para celebrar a data diante do público. “Acho que é bom que as pessoas saiam às ruas por motivos alegres, não só para protestar. E fazemos isso através de nosso ofício que é o teatro”, ressalta Mariana Arruda, integrante do Maria Cutia.

Além da vocação para a rua, o Maria Cutia também le va à praça outra marcante característica: a aproximação com a música. “Temos essa pesquisa da música em cena, e nossa trilha é sempre executada ao vivo. Além disso, investimos num teatro popular. Às vezes fica parecendo que o teatro tem que ser inteligente demais. O que a gente quer é que as pessoas apareçam”, destaca Arruda.

A programação começa com “Como a Gente Gosta”, uma peça inspirada no clássico “As You Like It”, de William Shakespeare, que reúne histórias de encontros e desencontros amorosos. Destaque para a direção de Eduardo Moreira, integrante do Grupo Galpão. “Foi nosso primeiro espetáculo com um texto mais definido, personagens mais claros. Além disso, foi a primeira vez que fomos dirigidos por alguém externo”, observa a atriz.

No sábado, o público confere “Concerto em Ré”. Ali, uma banda formada por palhaços apresenta um show invertido, que começa pelo bis e termina na passagem de som.

“A dramaturgia deste espetáculo foi toda construída a partir do olhar subversivo do palhaço sobre o mundo e uma forte inspiração no universo do rock n’ roll”, destaca Arruda. Para finalizar, o primeiro espetáculo do coletivo: “Na Roda”.

Serviço. Comemoração do Dia Mundial do Teatro na Praça da Liberdade. “Como a Gente Gosta”, hoje, às 20h; “Concerto em Ré”, amanhã, às 18h, e “Na Roda”, domingo, às 16h, na praça da Liberdade. As apresentações são gratuitas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave