Italianos investirão R$ 30 mi em fábrica de trator perto de BH

Foco será montagem de máquina agrícola

iG Minas Gerais | Juliana Gontijo |

Solenidade. Protocolo de intenções foi assinado ontem
Omar Freire / Imprensa MG
Solenidade. Protocolo de intenções foi assinado ontem

Com investimentos da ordem de R$ 30 milhões durante os primeiros cinco anos, a Landini Tratores do Brasil, empresa italiana do grupo Argo Tractors, vai instalar uma fábrica na região metropolitana de Belo Horizonte. “Será a primeira fora da Itália”, ressaltou o presidente da Landini, Tiago Bonomo, durante a solenidade da assinatura do protocolo de intenções, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A expectativa é que a planta industrial, única do segmento agrícola no Estado, entre em operação no segundo semestre deste ano. “Será um período mais de teste. A produção em larga escala deve acontecer mesmo no começo de 2015”, diz.

Inicialmente, serão nacionalizados modelos de tratores agrícolas nas faixas de 100 cv a 180 cv e, sucessivamente, na faixa de 60 cv a 100 cv.

Bonomo contou que a empresa chegou a avaliar oito Estados antes de decidir por Minas Gerais. “Foram considerados três fatores na escolha do Estado. Um deles, foi a posição geográfica para atender ao mercado de tratores agrícolas, assim como seu parque industrial que conta com vários de nossos tradicionais fornecedores na Itália e que se encaixa nas nossas necessidades, além de oferecer mão de obra qualificada, fator indispensável na nossa atividade”, observou.

Apesar de já ter escolhido Minas, a cidade que vai abrigar a fábrica, que será viabilizada com recursos próprios, ainda não foi definida. O que foi adiantado é que será na região metropolitana de Belo Horizonte. A previsão, conforme a assessoria de imprensa da Landini, é que a escolha aconteça entre os próximos 20 a 30 dias.

A empresa irá gerar 120 postos de trabalho, entre diretos e indiretos no Estado.

Atualmente, a Landini opera no Brasil por meio de distribuidores. Fundada em 1884, na cidade italiana de Fabbrico (região de Reggio Emiglia), a empresa é uma das líderes mundiais no setor de tratores agrícolas. Opera em cerca de 130 países, contando com cerca de 2.500 distribuidores.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave