Ginásio do Mineirinho sediará Mundial de Clubes

Competição acontecerá entre os dias 5 e 10 de maio, em Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Evandro Teles |

Novo palco do Mundial de Vôlei, o ginásio do Mineirinho já recebeu mais de 18 mil torcedores do Sada em uma final da Superliga
ALISSON GONTIJO/O TEMPO
Novo palco do Mundial de Vôlei, o ginásio do Mineirinho já recebeu mais de 18 mil torcedores do Sada em uma final da Superliga

O Mundial de Clubes de Vôlei deste ano será realizado no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 10 de maio. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), pelo presidente do clube Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli. Em 2013, a competição, realizada em Betim, que teve o Sada Cruzeiro como campeão, foi um grande sucesso e, desta vez, o governo do Estado trabalhou para levar o mundial para a capital mineira.

“É uma honra poder receber esse evento pela segunda vez em Minas, e acho que ele é coroado com a locação no Mineirinho, que tem história com o voleibol mundial”, afirma o secretário de Esporte e Turismo do Estado, Tiago Lacerda. Durante o evento na capital mineira, Medioli lembrou ainda que a mudança atendeu a pedidos de torcedores e também de patrocinadores.

Além do Sada, o UPCN, da Argentina, que foi vice-campeão sul-americano, e o Belogorie Belogorod-RUS, campeão europeu, já estão garantidos. A competição terá ainda os campeões da Ásia, da África, e da Norceca (representante da América Central, do Norte e do Caribe), além de dois convidados da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

As oito equipes serão divididas em dois grupos, com as duas melhores de cada chave se classificando para as semifinais. O vencedor de cada confronto avança à final.

Segundo o diretor esportivo do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira, não resta dúvida de que o Mineirinho é o principal ginásio do Estado e, talvez, do Brasil, com vários recordes mundiais de público em partidas de vôlei.

“O governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte demonstraram muito interesse em resgatar a imagem do Mineirinho como o principal centro esportivo de Minas. Tem também a proximidade da Copa do Mundo da Fifa, e um evento desse porte irá confirmar que a cidade está preparadas para abrigar grandes torneios esportivos”, explica.

Superliga

Após a tranquila vitória sobre o Minas por 3 sets a 0, no ginásio do Riacho, em Contagem, o Sada Cruzeiro volta à quadra neste sábado (29), às 10h, para encarar o seu grande rival e, em caso de novo triunfo, fazer a quarta final consecutiva da Superliga Masculina de Vôlei.  A equipe celeste busca aperfeiçoar ainda mais os fundamentos, para não ser surpreendida pelos minastenistas. Caso seja necessário, o terceiro jogo está marcado para o dia 5 de abril, novamente em Contagem.   “Fizemos uma boa partida em casa e saímos em vantagem. Na casa do Minas, vamos encontrar mais dificuldades. Estamos nos preparando bastante. Temos que entrar focados, manter a atenção em quadra o tempo inteiro e fazer o nosso máximo”, afirma o ponteiro Filipe.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave