'Contratualmente, o aumento da tarifa de ônibus virá', diz promotor

BHTrans apresentou resultado final da auditoria feita nas planilhas do transporte coletivo durante reunião com a prefeitura e o Ministério Público

iG Minas Gerais | Luciene Câmara |

IPC-C1 ficou em 1,40% em janeiro e, nos últimos 12 meses, é de 6,21%
ALEX DE JESUS - 25.2.2010
IPC-C1 ficou em 1,40% em janeiro e, nos últimos 12 meses, é de 6,21%

Ao fim da reunião desta quarta-feira (26) entre a prefeitura e do Ministério Público de Minas (MPMG), que durou cerca de três horas, o promotor Eduardo Nepomuceno afirmou que, “contratualmente, o aumento da tarifa de ônibus virá”. Ele disse que a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) explicou que o contrato com as concessionárias do setor previa um reajuste em dezembro passado, que não foi concedido porque a autarquia preferiu esperar o resultado da auditoria feita nas planilhas do transporte. “Eles deixaram de fazer o reajuste naquela data para resolver agora. A tendência é de aumento”.

O procurador José Antônio Baeta também aposta no aumento. “Acredito que deva ocorrer, mas precisamos esperar a decisão da prefeitura”, disse. Ele estima, no entanto, que o reajuste não começará a valer em 1º de abril, conforme previsto. “Deve ser dado um pequeno prazo a partir do decreto”, completou Baeta.

Segundo ele, a reunião foi realizada em comum acordo entre o MPMG, a BHTrans e a prefeitura. Durante o encontro, ocorrido a portas fechadas na seda do MPMG, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul, a BHTrans apresentou o resultado final da auditoria feita nas planilhas do transporte coletivo. “Acredito que o aumento vá ocorrer até porque os empresários estão alegando uma defasagem muito grande. E a Ernest & Young, que fez a auditoria, tem renome internacional”, declarou Baeta. Ele disse que irá se debruçar sobre o relatório para averiguar os resultados.

Já o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, disse apenas, ao sair da reunião, que “no dia certo vai avisar sobre o aumento”. “Só espero que a população seja avisada o quanto antes”, ressaltou Eduardo Nepomuceno. Baeta disse que, pelo desfecho da reunião, nesta quinta-feira a BHTrans deve divulgar o resultado final da auditoria para a população.

Leia tudo sobre: aumentotarifaônibusbelo horizonte