Roma apresenta plano de novo estádio já chamado de 'Coliseu Moderno'

Custo de construção do estádio está estimado em 300 milhões de euros, aproximadamente R$ 950 milhões

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Torcedores já chamam o estádio de Coliseu Moderno
Reprodução/Facebook
Torcedores já chamam o estádio de Coliseu Moderno

A Roma revelou nesta quarta-feira os seus planos para construir um novo estádio, inspirado no Coliseu, nos arredores da capital da Itália. Intitulado "Stadio della Roma" por enquanto, até os naming rights serem negociados, o estádio terá capacidade para 52.500 espectadores, com a possibilidade de ser expandido para 60 mil lugares.

O custo de construção do estádio está estimado em 300 milhões de euros (aproximadamente R$ 950 milhões), mas o preço total, incluindo obras de infraestrutura, vai ser maior. O novo estádio será feito na zona de Tor di Valle, no sudoeste da cidade, no caminho entre o centro e o Aeroporto de Fiumicino.

Programado para estar pronto para a temporada 2016/2017, o estádio se tornou um grande objetivo desde que a Roma foi comprada por executivos norte-americanos, que em 2011 se tornaram os primeiros proprietários majoritários estrangeiros de clubes da primeira divisão da Itália.

Durante anos, a Roma vem dividindo o Estádio com a rival Lazio. "O Estádio Olímpico tem sido um ótimo lugar para nós jogarmos, mas claramente teve o seu tempo", disse o presidente da Roma, James Pallotta, nesta quarta-feira. "(O novo estádio) É claro que vai nos dar uma vantagem competitiva".

O prefeito de Roma, Ignazio Marino, sentou ao lado de Pallotta na apresentação e disse que a administração local apoia o projeto, apesar de ter advertido que o estádio não abriria até que a infraestrutura necessária nas suas cercanias esteja pronta.

"Esperamos ter um processo acelerado e um plano de construção de dois ano", Dosse Pallotta. "Eu quero ver Francesco (Totti, de 37 anos) ser a primeira pessoa a correr para o campo".

O estádio está sendo projetado pelo arquiteto norte-americano Dan Mei. "É impossível projetar um edifício aqui sem considerar a história da arquitetura em Roma", disse. "O estádio terá uma parte externa que será uma nova visão do Coliseu".

Na apresentação do projeto, ídolos antigos e atuais do clube, como Paulo Roberto Falcão, Bruno Conti, Totti e Daniele De Rossi estiveram presentes.

Leia tudo sobre: futebolesporteromaestadio olimpicocoliseu moderno