Penugem não é mais necessária

iG Minas Gerais |

Exemplo. Cantora Madonna postou recentemente uma foto em que mostra as axilas peludas
Foto: Reproducao / Madonna
Exemplo. Cantora Madonna postou recentemente uma foto em que mostra as axilas peludas

A evolução dos hábitos da espécie humana tornaram os pelos obsoletos, segundo a médica especialista em dermatologia estética Eveline Bartels. Nos mamíferos, os pelos costumam ter uma função de aquecimento.

“Os animais que vivem nas regiões mais frias são os que têm mais pelos, como os cães da raça husky siberiano, por exemplo. Já os homens usam roupas e têm hábitos de vida diferentes, então não precisam mais dos pelos para se aquecer”, afirma.

Nas mulheres, os pelos da região genital podem servir de proteção. Eles funcionam como uma espécie de barreira física, impedindo a contaminação da área por microrganismos que possam alterar a flora do local. “Mas, assim como a função de aquecimento, essa também ficou diminuída, pois a mulher hoje em dia usa calcinha, calça, saia, absorventes”, observa Eveline.

Recomendação. Para alguns pacientes, a depilação chega a ser uma orientação clínica. “Há pessoas que têm casos graves de foliculite, em que o corpo tem uma espécie de rejeição ao próprio pelo. Chegam a se formar bolsas de pus em volta dos pelos. Para esses, a depilação – principalmente a laser – é muito bem-vinda”.

Na maioria dos casos, depilar-se é uma opção puramente estética. “Em nossa sociedade, adotou-se uma convenção de que axila de mulher com pelos é feia. Assim, muitas vezes, obedecer a essas convenções sociais é mais confortável”, analisa a dermatologista. (RS)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave