Minha avó me ensinou

Já pensou em trocar cosméticos pelos produtos da dispensa? A solução do beauty pode estar na sua casa; confira

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

A jornalista Thaís Casagrande, 23, lava os cabelos com leite e chá de camomila, que, segundo a sua mãe, é ideal para deixar os fios loiros ainda mais claros. E ela assina embaixo
Douglas Magno / O Tempo
A jornalista Thaís Casagrande, 23, lava os cabelos com leite e chá de camomila, que, segundo a sua mãe, é ideal para deixar os fios loiros ainda mais claros. E ela assina embaixo

Com a infinidade de cosméticos que existe nas prateleiras fica difícil de acreditar em soluções práticas de beleza como as nossas avós faziam antigamente. Atire a primeira pedra quem nunca aderiu a alguma desses singelos truques de beleza, como a babosa no lugar da máscara de hidratação e os pepinos para tirar as olheiras. “Minha mãe já passou muito chá de camomila e leite para clarear e deixar os fios sedosos. E passava também vinagre para tirar o cloro de quando fazia natação e meus fios ficavam verdes”, explica a jornalista Thaís Casagrande, de 23 anos.

As avós e as mães sempre acreditaram que essas técnicas eram eficazes, principalmente por conter ingredientes naturais. De acordo com a farmacêutica e cosmetóloga Mônica Boaventura, muitas dessas soluções caseiras são funcionais. “O chá de camomila é um ótimo descongestionante e pode ser usado também quando a pele estiver irritada e vermelha. O pepino é ótimo para hidratar a pele”, afirma.

Ao seu alcance

Quem diria que as madeixas loiras da top model Candice Swanepoel fossem resultado de uma máscara caseira feita a partir de maionese, que, segundo ela, dá brilho aos fios. Na geladeira mais próxima, estão também o vinagre, o abacate, o mel e por aí vai. De acordo com Nathalia Lie Ishisaki, médica no spa Bella Donna, as receitinhas caseiras não substituem a eficácia dos cosméticos, mas são mais fáceis de adaptar aos variados tipos de pele, além do custo-benefício. “Mel, mamão e chá de camomila rejuvenescem a pele e dão brilho. Use também a bucha vegetal como esfoliante no corpo e rosto, com movimentos leves, uma vez por semana”, aconselha.

Infalíveis nas madeixas

Testar as misturas e ver qual é a mais poderosa vai depender de cada fio. De acordo com a beauty-artist Rita Jardim, a babosa (chamada também de aloe vera), rica em vitamina E, continua sendo imbatível para investir se seu cabelo precisa mesmo é de hidratação. Para os fios loiros, a camomila ainda é tiro e queda. “Logo quando se usa na primeira vez, ela já realça o brilho natural dos cabelos. Se for usar toda vez que for lavar os fios, ela clareiam ainda mais”, explica.

Como diz a teoria de que os mais velhos é que entendem das coisas, listamos alguns hábitos antigos que ajudarão você a ficar linda. As receitas, além de ser baratas, podem ser feitas no conforto do lar. Mãos à obra?

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave