Judô do Brasil fatura quatro ouros no Open de Buenos Aires

Eric Takabatake, Marcelo Contini, Eleudis Valentim e Mariana Silva subiram ao topo do pódio da competição pelo país

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O judô do Brasil conquistou quatro medalhas de ouro no primeiro dia de disputas do Open de Buenos Aires, neste sábado, na Argentina. Eric Takabatake (da categoria 60kg), Marcelo Contini (73kg), Eleudis Valentim (52kg) e Mariana Silva (63kg) subiram ao topo do pódio da competição que conta com atletas de 16 países.

O país ainda garantiu outras sete medalhas neste sábado na capital argentina, onde Gabriela Chibana (48kg) faturou uma prata, enquanto Jéssica Henriques (48kg), Raquel Silva (52kg), Milena Mendes (52kg), Allan Kuwabara (60kg), Daniel Santos (66kg) e João Pedro Macedo (73kg) levaram o bronze.

O primeiro brasileiro a conquistar um ouro neste sábado em Buenos Aires foi Eric Takabatake. Competidor na categoria ligeiro, ele derrotou o uruguaio Henry Borges, o equatoriano Carlos Matute e o seu compatriota Pedro Carlos Antun - este quinto colocado ao perder de Allan Kuwabara na disputa pelo bronze - antes de superar o equatoriano Lenin Preciado, por ippon, na final.

Marcelo Contini, que na última segunda-feira havia faturado a prata no Open de Montevidéu, se destacou como o atleta que mais pontuou pelo Brasil no ranking mundial nestes dois eventos. Ele contabilizou 160 ao total ao vencer, desta vez, o mexicano Lee Mata, o russo Khabib Murtozov e o canadense Arthur Margelidon antes de triunfar na final diante do francês Florent Urani, após aplicar um yuko, um wazari e depois um ippon no adversário.

"Foi uma competição em que não comecei muito bem, mas fui crescendo no decorrer das lutas até chegar à final. Acho que lutei muito bem contra um atleta bastante forte, de uma escola tradicional como é a francesa. Saio com uma sensação muito boa de dever cumprido", comemorou Contini.

Entre as mulheres brasileiras que mais brilharam no dia, Eleudis Valentim assegurou o ouro ao conquistar um ippon sobre a britânica Louise Renicks quando faltavam 13 segundos para o final da luta. Antes disso, ela derrotou a também britânica Kelly Edwards, a mexicana Mônica Hernandez e a norte-americana Angélica Delgado. Nesta mesma categoria, Raquel Silva e Milena Mendes ficaram com o bronze.

Já o outro ouro feminino do Brasil coroou o bom momento vivido por Mariana Silva, que anteriormente foi bronze nos Jogos Sul-Americanos e no Open de Montevidéu. Ela iniciou sua campanha em Buenos Aires batendo a mexicana Andrea Gutierrez, depois passou pela equatoriana Estefania Garcia e na final venceu a britânica Sarah Clark, por wazari. Nesta mesma categoria, Katherine Campos acabou ficando com o quinto lugar ao ser derrotada pela mexicana Andrea Gutierrez na disputa pelo bronze.

O Brasil estará presente no tatame argentino com 14 judocas nas disputas deste domingo, no Open de Buenos Aires. Serão eles: Dennis Barbosa (81kg), Felipe Soares (81kg), Felipe Costa (81kg), Milton Miranda (81kg), Ricardo Trevisan (90kg), Rubens Filho (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Hugo Pessanha (100kg), João Gabriel Schlittler (100kg), Horácio Antunes (100kg), Márcio Santos (+100kg), Gabriel Santos (+100kg), Samanta Soares (78kg) e Rochele Nunes (+78kg).

Leia tudo sobre: judoquatromedalhasouroopenbuenos aires