Twitter desponta como ‘segunda tela’ no país

Diretor revela que brasileiro comenta mais TV, além de trânsito

iG Minas Gerais |

SÃO PAULO. O Brasil já representa a quinta maior operação do Twitter no mundo em número de usuários e em faturamento. A informação é do diretor geral do microblog no país, Guilherme Ribenboim. Sem revelar dados, ele explica que os brasileiros costumam comentar mais sobre a programação da TV, além de consumirem mais conteúdos e informações de utilidade pública como o trânsito e o transporte coletivo. O Twitter comemora um ano da chegada oficial ao país, e oito de atividade.

Desde 2006, quando foi fundado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, já foram enviadas mais de 300 bilhões de mensagens. Os escritórios no Brasil, inaugurados em novembro de 2012 na cidade de São Paulo e em julho de 2013 no Rio, contam com 40 funcionários. Neste período, a operação brasileira passou de 40% de usuários móveis ativos para 64,7%, enquanto a média mundial é de 76%.

Ribenboim anunciou que o microblog quer conquistar os usuários que assistem à televisão, a chamada segunda tela, em que os internautas, além de assistir à TV, conversam ao mesmo tempo em que assistem a um programa na tela grande. “Queremos fazer da segunda tela uma experiência especial para os usuários”, disse Ribenboim, acrescentando que a empresa já está negociando com operadoras de TV a cabo e satélite para ampliar esse mercado no país.

Segundo ele, hoje o telespectador não fala só com a pessoa que está ao seu lado no sofá. Nesse sentido, diz que “o Twitter quer ser o maior sofá do mundo”, onde o usuário pode assistir TV e conversar com quem quiser.

Entre as novidades que devem chegar ao Brasil, está a construção de mecanismos que acompanham melhor os usuários, com a identificação de pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos, além do fim da barreira dos 140 caracteres. Também estão previstos novos produtos que incentivem os telespectadores/internautas a comentar sobre a novela ou jogo a que estão assistindo e criar uma espécie de sala de bate-papo específica sobre determinados programas.

Flash

Público. Com mais de 241 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo, a plataforma recebe cerca de 500 milhões de tuítes por dia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave