Aplicativo promete triplicar a velocidade de leitura de textos

Desenvolvedores começaram ontem a receber ferramentas

iG Minas Gerais | Aline Gonçalves |

Velocidade. Aplicativo Spritz já está no Galaxy S5 e no relógio inteligente Galaxy Gear 2, ambos da Samsung
Spritz/Divulgação
Velocidade. Aplicativo Spritz já está no Galaxy S5 e no relógio inteligente Galaxy Gear 2, ambos da Samsung

O aplicativo Spritz, em desenvolvimento há três anos, promete revolucionar a leitura online. O app, criado por norte-americanos, pretende aumentar a velocidade média de leitura em até três vezes: de 220 palavras por minuto, que é o ritmo considerado normal, para até mais de 600 palavras por minuto. Se atingir a velocidade máxima do aplicativo, um leitor conseguiria completar um livro de 300 páginas em cerca de 90 minutos.

Para conseguir a façanha, o Spritz utiliza princípios de leitura dinâmica e uma mudança de ritmo da atividade, com uma nova maneira de exibir textos em equipamentos eletrônicos: em vez de movimentar os olhos diante de um texto “parado”, o usuário terá as palavras se movimentando em um mesmo ponto fixo da tela. Segundo informações do site do aplicativo (spritzinc.com, por enquanto só em inglês), nesse processo atual gasta-se 20% do tempo interpretando o conteúdo, e 80% procurando um novo ponto de fixação.

Isso aconteceria porque o olho humano está sempre buscando um certo ponto dentro da palavra, algo chamado “reconhecimento do ponto ideal”, ou ORP, do inglês “optimal recognition point”. Depois de os olhos encontrarem a ORP de uma palavra, o cérebro começa a processar o significado dela. Os olhos, então, se movem para a próxima palavra buscando um novo ORP.

Qualquer texto, no Spritz, é exibido com o ORP no mesmo lugar, marcado por uma letra vermelha e uma linha vertical enquanto as palavras mudam. “Relaxe”, diz o tutorial no site. “Olhe para a letra vermelha e acredite que seu cérebro retém a palavra toda”.

Na prática. Para disseminar o produto, a Spritz abriu dados de sua plataforma visando ao desenvolvimento de aplicações. Ontem, o aplicativo entrou em nova fase: 10 mil desenvolvedores já cadastrados começaram a receber ferramentas para integrar o Spritz aos seus aplicativos e websites. Tudo será gratuito para os desenvolvedores. “Android virá em primeiro lugar; em seguida, web (Javascript) e, depois, iOS (o sistema operacional da Apple, usado em iPhones e iPads)”, apontam as explicações no site. O aplicativo já foi testado em aparelhos Samsung, especialmente no relógio inteligente Galaxy Gear 2 e no celular Galaxy S5, considerado hoje o mais avançado do mundo. Mas, segundo os desenvolvedores, a ideia é que ele se popularize em meios diversos.

Teste. No portal O TEMPO Online, confira demonstrações de uso do Spritz, começando com uma velocidade de 250 palavras por minuto (pouco acima do valor médio), passando para 350 e, por fim, 500. Lembre-se de se concentrar na letra vermelha, o ponto de fixação de cada palavra que passa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave