Cross Country completa a gama

Volvo amplia oferta do hatch V40 com lançamento de versão “aventureira”

iG Minas Gerais | Felipe Boutros |

Modelo tem preço inicial de R$ 141,5 mil
Mario Villascusa/Volvo/Divulgação
Modelo tem preço inicial de R$ 141,5 mil

Sem pretensão de fazer volume no mercado brasileiro, a Volvo pode ser dar ao luxo de oferecer produtos de nichos. É o caso do V40 Cross Country, hatch premium com apelo (estético) fora de estrada. A versão se junta às outras da gama, a Dynamic (de entrada) e a R-Design (esportiva). A expectativa de vendas da marca para o Cross Country é modesta, de 300 unidades até o fim deste ano, cada uma com o preço inicial de R$ 141,5 mil. Mas, equipando o hatch com pacotes de opcionais e alguns acessórios, o valor passa dos R$ 190 mil.

O V40 Cross Country tem duas diferenças marcantes em relação ao restante da linha. A primeira delas é estética. Os para-choques foram redesenhados, e na frente ele ganhou uma grade em colmeia. Os faróis ficaram mais alongados, e luzes diurnas saíram da saia e ficaram mais verticalizadas. Na parte inferior entre os eixos há uma moldura de proteção e o teto recebe barras longitudinais. Carcaça dos espelhos e molduras das janelas são em preto brilhoso. Na traseira, há um difusor em prata na saia e um spoiler no teto.

Mecanicamente, a versão “aventureira” é equipada com tração integral e é 4 cm mais alta, graças à adoção de um conjunto roda/pneu maior – no Brasil o aro é de 18 polegadas, enquanto na Europa é de 16.

O motor é um 2.0 turbo com cinco cilindros. Ele rende 210 cv de potência a 6.000 rpm e 30,6 kgfm entre 2.700 e 5.000 rotações. O câmbio é automático de seis marchas com opções de trocas sequenciais.

Aventureiro de butique

Para encarar Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A, o Volvo V40 Cross Country oferece os mesmos atributos que os rivais alemães. A começar pelo acabamento de excelente qualidade. Os bancos são revestidos em couro, assim como o volante, que ainda ganha aplique de alumínio. O mesmo material está presente no console central.

Há mimos como a possibilidade de escolher três modos de exibição para o painel de instrumentos. Na opção Elegance, uma versão clássica e exibida, os mostradores são ordenados de maneira, digamos, clássica. No Performance, o conta-giros assume posição de destaque no centro e a cor vermelha predomina. Por fim, há o modo Eco, que incentiva o motorista a gastar menos combustível ao exibir um econômetro.

Andamos com o modelo em trechos urbanos, nas excelentes rodovias do interior de São Paulo e em pequenos trechos de estrada de terra. De cara, o hatch agradou. O motor turbo se mostrou bem-disposto, graças à boa oferta de torque. O câmbio de seis marchas mostrou sintonia com o propulsor. A maior altura em relação ao solo facilita a vida já na cidade. Rampas de garagem e valas são superadas sem tanto temor de que o V40 irá raspar a frente.

Na estrada, a força do motor se coloca à disposição nas ultrapassagens e retomadas. Mas o torque mais uma vez dá as caras, permitindo um rodar em giros baixos. Isso, aliado ao excelente isolamento acústico, garante o sossego a bordo. Ausência sentida é a de aletas atrás do volante para as trocas de marchas, item presente em modelos mais baratos.

Na terra, o V40 Cross Country não fica tão confortável quanto se insinua. A suspensão firme, aliada aos pneus esportivos de perfil baixo, tornam o passeio desagradável. Mas a tração integral e os controles de estabilidade e tração garantem que o hatch não saia da trilha.

Em resumo: se você quer curtir um hatch premium diferenciado, ok, talvez o V40 Cross Country seja uma opção. Mas vale lembrar que dentro da própria linha Volvo, há um SUV, o XC60, por R$ 149,9 mil.

Pacotes opcionais

Com o preço inicial de R$ R$ 141,5 mil, o Volvo V40 traz de série ar-condicionado digital dual zone, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth com tela de sete polegadas colorida, oito alto-falantes, painel de instrumentos digital com tela de LCD, teto panorâmico, bancos e volante com revestimento de couro, keyless, sensor de estacionamento, chuva e luz, controle de frenagem em descida, cruise control e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Há ainda os pacotes opcionais High Tech e Safety. O primeiro tem valor de R$ 10 mil e oferece GPS, câmera de ré, park assist e leitor de DVD. O segundo, por R$ 15 mil, airbag para pedestre, alerta para ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta ao condutor, detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, alerta de tráfego lateral, sistema digital de leitura de placas de sinalização e aviso de mudança de faixa de rolamento.

 Além desses pacotes, a Volvo oferece acessórios que podem ser instalados diretamente nas concessionárias, como jogo de rodas e aerofólio, entre outros e o sistema Sensor, que inclui recursos como tela touch, acesso e roteador de internet,  e acrescenta outros R$ 7.690.

Viajou a convite da Volvo Cars

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