Universidade online para detentos é lançada em Minas Gerais

O projeto consiste em uma plataforma virtual que oferece a servidores e presos cursos de níveis técnico e superior à distância; para cada 12h de estudo, a sentença tem a diminuição de um dia.

iG Minas Gerais | da redação |

Detentos do sistema carcerário de Minas Gerais já podem se preparar, de dentro dos presídios, para as demandas da vida acadêmica. A Universidade Coorporativa do Sistema Prisional, iniciativa da Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds), foi lançada nesta sexta-feira, durante o I Seminário Estadual do Trabalho e da Educação nas Prisões, em Belo Horizonte.

O projeto consiste em uma plataforma virtual que oferece a servidores e presos cursos de níveis técnico e superior à distância. Além disso, por ser online, a universidade não possui limites de vagas, o que possibilita a todos os detentos a aquisição de um diploma.

Entre os cursos oferecidos estão Administração, Ciências Econômicas e Turismo. Segundo o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, o projeto é parecido com o utilizado por algumas das melhores universidades do Brasil. "A USP (Universidade de São Paulo) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) já possuem esse meio de capacitação. No nosso caso, ele foi customizado segundo as demandas do sistema prisional", disse Bruzadelli no evento.

Trabalho para detentos

Além do lançamento da plataforma, o seminário teve a divulgção da marca recorde de 13 mil detentos empregados no estado. Durante o evento, ainda houve a entre simbólica do "Trabalhando a Cidadania", o cartão simbólico utilizado pelos detentos. Cinco mil presos já recebem os salários por meio dele.

Segundo a Seds, 6.500 detentos estão matriculados algum tipo de curso de formação. Destes, cem estão cursando o nível superior. Além disso, a secretaria divulgou que, ano passado, o cinco mil detentos fizeram a prova do Enem. Para cada 24h de trabalho ou 12 horas em salas de aula, a sentença tem a diminuição de um dia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave