Sada-Funec-Contagem joga tudo para ser campeão da Superliga B

Equipe comemora feito de ter chegado à decisão, mas garante que vai entrar com foco total para vencer São José dos Campos e buscar título inédito

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Liderança. Cruzeirenses brigam para manter a boa campanha e garantir a quinta vitória consecutiva
Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro - 24.1.2014
Liderança. Cruzeirenses brigam para manter a boa campanha e garantir a quinta vitória consecutiva

 

A vitoriosa base do vôlei cruzeirense tem, neste sábado, o maior compromisso de sua história. O jovem time do Sada-Funec-Contagem entra em quadra, às 11h45, no ginásio do Riacho, em Contagem, para disputar a final da Superliga B, em jogo único. O adversário será o São José dos Campos-SP e a partida terá transmissão ao vivo do Sportv. A entrada será gratuita.

"Acredito que estamos no momento mais alto do projeto. É um jogo muito especial. O clube trabalha com o projeto das categorias de base de uma forma muito séria e extremamente profissional. Hoje estamos vendo essa evolução e acredito que o projeto ainda vai crescer muito. Uma final de Superliga B com atletas das categorias de base retrata o profissionalismo de todos os envolvidos", elogia o técnico Henrique Furtado, que faz parte da comissão técnica da equipe adulta.

Com um time jovem, formado em sua grande maioria por atletas com idade juvenil, o Sada superou todas as expectativas ao terminar a fase de classificação em primeiro lugar, após vitórias sobre todos os adversários. Não satisfeitos com o que realizaram, os garotos mostraram poder de superação e muita qualidade para, nas semifinais, reverterem o quadro adverso diante do Voleisul-Paquetá Esportes-RS. Depois de perder o primeiro jogo em casa, os mineiros precisaram de uma vitória fora de casa e outra dentro de seus domínios para confirmaram vaga na decisão.

Após a vitória que garantiu presença na final, muita emoção por parte dos envolvidos. O central Éder, capitão do time, foi às lágrimas ao realizar um feito além do esperado.

Em decisão de uma única partida, será preciso muita concentração dos jogadores, já acostumados com momentos importantes, até pela grande experiência que possuem com a base da seleção brasileira.

"Precisamos entrar muito focados nessa partida, jogar cada ponto de uma forma muito coletiva e ser agressivo sempre que estivermos em uma situação favorável.Este pode ser um dos segredos para conquistarmos este inédito título", mostra o comandante.

Na primeira fase, com muitas dificuldades, em duelo equilibrado, o Sada venceu o adversário deste sábado, na estreia da competição. O resultado motiva e deixa claro que é possível passar pela equipe do interior paulista, que possui um elenco forte e que merece atenção.

"Claro que é possível vencer, independentemente do retrospecto, que é equilibrado. São as duas melhores equipes do torneio, as que mais venceram e que melhor jogaram, por isso estão na final. Sem dúvida nenhuma teremos uma grande partida", analisa Furtado. Time pode abrir mão da vaga na elite

O campeão da Superliga B tem direito a disputar, na próxima temporada, a elite do vôlei nacional.

Apesar disso, caso vença, a presença do Sada-Funec na Superliga masculina não está garantida. Conversas entre membros da diretoria celeste ainda vão definir qual será a posição, afim de analisar os prós e contras de ter dois times na principal competição do país.

Caso abra mão da vaga, o São José estará no torneio. Há, ainda, a possibilidade do time mineiro ter o projeto abraçado por alguma prefeitura de Minas Gerais.