Demissões e nomeação de Clélia teriam a ver com dívida

Ex-procurador Lucas Neves, juntamente com o ex-procurador adjunto Bruno Cypriano, foram exonerados de seus respectivos cargos sem que o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) justificasse a sua decisão

iG Minas Gerais | Da Redação |

O ex-procurador Lucas Neves, juntamente com o ex-procurador adjunto Bruno Cypriano, foram exonerados de seus respectivos cargos sem que o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) justificasse a sua decisão.

Para Neves, entretanto, a única motivação para a saída deles é a ação movida contra a Andrade Gutierrez.

O ex-procurador disse que causou surpresa a nomeação da advogada Clélia Horta como a nova secretária municipal de Gabinete.

Ex-procuradora adjunta da prefeitura, entre os anos de 2001 e 2008, ela é tida como o braço-direito de Oscar Diniz Resende, então procurador do ex-prefeito Ivair Nogueira, justamente no período em que a dívida com a Andrade Gutierrez foi assumida de forma suspeita, em 1991.

Clélia e Oscar, apesar de não serem sócios oficialmente, trabalham juntos em diversas ações públicas que particulares. Eles, por exemplo, durante a primeira gestão de Carlaile Pedrosa, formavam a dupla de procuradores e comandava todos os processos judiciais do município. Nesta época, o processo contra a construtora ainda estava ativo e poderia ser contestado.

Assim como os procuradores nas gestões de MDC e Jésus Lima, Oscar e Clélia não fizeram uma defesa para o município que questionasse a existência da dívida nem tentaram contestar o valor astronômico cobrado.

Após a Associação dos Procuradores de Betim (Ampab) entrar com uma petição no Ministério Público local pedindo a anulação da dívida, os dois pediram a desfiliação da entidade.

Por causa de sua ligação com Oscar, a expectativa é que Clélia substitua, dentro de poucos dias, o atual procurador, Neive Machado.

Ele teria sido colocado no cargo por Carlaile já sabendo que sua gestão seria temporária, com o objetivo apenas de cobrir a lacuna deixada pelo pedido de demissão apresentado pela advogada Silvia Alves, que assumiu o lugar de Lucas Neves no dia 21 de fevereiro.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave