Cores marcam trabalhos inspirados em viagens

Artista mineiro apresenta no Espaço Cultural do Branco Central, trabalhos produzidos em 2013

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Ícones da cultura pop, como os Beatles, aparecem ao lado de outras referências da história na arte em exposição
Gabriel Salgado
Ícones da cultura pop, como os Beatles, aparecem ao lado de outras referências da história na arte em exposição

O artista plástico Gustavo Salgado, 33, realizou em 2012 uma viagem para alguns destinos que conhecia apenas por meio de livros e fotografias. Esteve em cidades como Londres e Amsterdã. De volta ao Brasil buscou capturar algumas de suas impressões desses lugares em telas que estão expostas na mostra “Cidades e Mitos”, no Espaço Cultural do Banco Central.

Autodidata, o artista conta que os 17 trabalhos ali reunidos são marcadas pelo forte uso de cores, imprimindo um tom vibrante e pop aos quadros. “Desde quando comecei a desenhar e pintar, eu sou muito atraído pelo uso das cores. Eu sempre fui muito colorista, utilizando tonalidades vibrantes. Gosto também de utilizar os pigmentos puros, o que ao meu ver traz uma energia que chama atenção nas obras”, relata.

Além das obras inspiradas em cenas que presenciou em sua passagem pela Europa, ele também expõe trabalhos baseados em referências da história da arte. “Na parte dos mitos eu me volto a nomes importantes para mim, como o pintor Van Gogh, entre outras personalidades da música, por exemplo, como Jimi Hendrix”, diz.

Serviço. Exposição “Cidades e Mitos”, de Gustavo Salgado, no Espaço Cultural do Banco Central (av. Álvares Cabral, 1.605). Visitação: de 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave