Planalto já ‘ligou o alerta’ de protestos

iG Minas Gerais |

Servidores da educação fizeram protesto ontem em frente ao Congresso
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Servidores da educação fizeram protesto ontem em frente ao Congresso

Enquanto nos Estados comandados pelo PSDB o PT tem auxiliado, mesmo que de forma indireta, a realização de protestos, nacionalmente o governo federal já ligou o alerta. O primeiro sinal de preocupação foi dado ainda em fevereiro, quando parte dos agentes e escrivãos da Polícia Federal fizeram greve de 24 horas.

Agora, com a possibilidade de uma nova paralisação da corporação, a presidente Dilma Rousseff passou a controlar de perto as críticas dos servidores públicos. Tanto que a petista acionou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para interferir e evitar mais um desgaste à imagem do governo. Ele deverá ser o responsável por criar planos para evitar problemas durante a Copa do Mundo e as eleições neste ano.

Nesta quarta-feira, o PT precisou enfrentar reivindicações de outro grupo: os professores. Cerca de 2.500 servidores da educação de todo o país realizaram ato em frente ao Palácio do Planalto pedindo melhorias no setor. Mais cedo, eles se concentraram no gramado do Congresso Nacional com faixas e apitos. Na ocasião, pediram a votação imediata do Plano Nacional da Educação (PNE) e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área. (IL/Com agências)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave